UFABC 2009 – Questão 58

Ciências da Natureza / Química / Química Descritiva / Constituição da Terra
Falta produção nacional
  Estudo recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que o Brasil consumirá 30,6 milhões de toneladas de fertilizantes em 2016. Desse total, cerca de 21,3 milhões de toneladas serão importadas. Soja, milho, cana-de-açúcar e café são as culturas que mais utilizam fertilizantes no Brasil. Entre os estados, Mato Grosso é o maior consumidor, com cerca de 16,5% da demanda nacional, seguido de São Paulo (15,6%), Paraná (14,1%), Minas Gerais (12,3%), Rio Grande do Sul (11,3%), Goiás (9,0%) e Bahia (6,3%).
  No ano passado, o Brasil consumiu cerca de 24,5 milhões de toneladas de fertilizantes. A produção nacional foi de apenas 9 milhões de toneladas. Além disso, o País produz apenas 10% do potássio que consome. Sergipe é o único estado produtor desse mineral. “O fosfato é um mineral abundante no Brasil, mas há mais de dez anos não são concedidas licenças de lavra para sua exploração”, destaca o agrônomo Ali Saah, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), do MAPA.
  A pesquisa do MAPA chama a atenção para o aumento de preços das matérias-primas básicas para a produção de fertilizantes, como uréia, sulfato de amônio, cloreto de potássio e superfosfato simples. De acordo com o estudo, os reajustes nos preços de importação de cloreto de potássio e de sulfato de amônio foram de 80% no ano passado e os valores dos superfosfatos simples chegaram a 95%.
(Revista Bradesco Rural. Ano II, n.º 17, abr 2008. Adaptado)
 O cloreto de potássio é o principal constituinte do mineral silvita, que é o mais importante mineral de potássio, ocorrendo na natureza principalmente junto com o mineral halita (cloreto de sódio), formando a associação de minerais denominada silvinita, que é a existente na mina de Taquari–Vassouras, em Sergipe.
 
Sendo assim, considere as seguintes afirmações:
 
I. De cada tonelada de silvinita se obtém 1 tonelada de cloreto de potássio.
II. Na silvita e na halita há elementos químicos de dois grupos da classificação periódica: o dos alcalinos e o dos halogênios.
III. O cloreto de potássio pode ser obtido da silvinita por uma única etapa de dissolução dessa associação de minerais em água, seguida de filtração rápida e imediata.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 28
Observe a figura. Se o diâmetro do planeta GL581c (DGL) é 50% maior que o diâmetro da terra (DT), então a razão entre o raio do planeta GL518c (RGL) e o diâmetro da Terra é igual a a) 0,75. b) 1,25. c) 1,50. d) 2,75. e) 3,00.
Base dudow 2000 – Questão 5
Na reação: O produto X corresponde ao: a) CH3 – CH3 – OH b) CH3 – CH2 – CH2 – OH c) CH3 – CH2 – CH3 + H2O d) etilanol e) CH3 – CH2 – OH + H2O
UFABC 2006 - 2007 – Questão 38
Em águas calmas, a mancha de óleo proveniente do vazamento do casco de um petroleiro se espalha por igual em todas as direções. Se o raio do círculo que representa uma mancha de óleo em águas calmas está aumentando à taxa constante de 5...
FUVEST 2013 – Questão 4
Um aluno estava analisando a Tabela Periódica e encontrou vários conjuntos de três elementos químicos que apresentavam propriedades semelhantes. Assinale a alternativa na qual os conjuntos de três elementos ou substâncias elementares estão corretamente associados às propriedades indicadas no quadro abaixo. a) b) c) d) e)
UFABC 2009 – Questão 66
Os fragmentos de textos sugerem que Miguilim era portador de miopia. Quando o doutor José Lourenço empresta-lhe os óculos, um novo mundo descortina-se diante dele. ...