UFABC 2009 – Questão 5

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / A Difusão da Industrialização
O mundo da ciência e da técnica
 
Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial vivia em cidades. Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% – ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em algum momento deste ano, de acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. Segundo o mesmo estudo, nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050. A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo. A atual migração para as cidades é de tal ordem que se pode compará-la, de forma alegórica, a um novo salto na evolução. O Homo sapiens cedeu lugar a seu sucessor, o Homo urbanus.
(Trecho do texto O Planeta Urbano. Veja, 16.04.2008)
 
No processo de desenvolvimento da revolução a que o texto faz referência, a inovação tecnológica atingiu todos os ramos da produção. Sobre esse contexto, foram apresentadas as seguintes afirmações:
I. A invenção da máquina a vapor contribuiu para que as indústrias, assim como as pessoas em busca de trabalho, fossem gradativamente se transferindo para os centros urbanos, que começaram a crescer vertiginosamente.
II. O aperfeiçoamento dos métodos artesanais de produção elevou os salários para a mão-de-obra desqualificada, fixou o trabalhador rural no campo e desacelerou o processo de migração para as grandes cidades européias.
III. A transferência do controle de produção das mãos capitalistas para as mãos dos trabalhadores foi responsável pelo aperfeiçoamento dos mecanismos rudimentares de produção e pelo crescimento dos centros urbanos europeus.
IV. Com o surgimento da fábrica, a máquina passou a ser fator determinante do processo de trabalho e uma acentuada divisão do trabalho no seu interior caracterizou a produção fabril e fez surgir um novo tipo de trabalhador: o operário.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2006 - 2007 – Questão 90
Visitar o Rio de Janeiro é sempre uma festa A visão da Baía de Guanabara sempre encanta os turistas que visitam o Rio de Janeiro. Analisando em termos de formação desse belo conjunto, mostrado no postal, pode-se afirmar que o Rio de Janeiro está inserido no domínio morfoclimático a) das araucárias b) do cerrado c) dos mares de morros d) das pradarias e) do planalto ocidental
Base dudow 2000 – Questão 57
No ano de 1884, em uma conferência realizada em Washington, nos Estados Unidos, foi estabelecido que ________________seria usado onde a cada grau leste, aumenta-se 4 minutos e a cada grau oeste, diminuí-se 4 minutos: a) O Tropico de Capricórnio b) O Tropico de Câncer c) O Meridiano de Greenwich d) A Linha do Equador e) A Representação Cartográfica
Base dudow 2000 – Questão 34
Os países asiáticos denominados ____________________ têm como características principais a industrialização tardia e dependente, mão de obra barata e facilidade para exportação. a) Dragões chineses. b) Países desenvolvidos. c) Tigres asiáticos. d) Países subdesenvolvidos. e) Ricos.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 33
Observe o mapa. (Simielli, 2007. Adaptado.) Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente, a) Paquistão e Índia. b) China e Índia. c) Afeganistão e Paquistão. d) Bangladesh e China. e) Bangladesh e Afeganistão.
UNESP (julho) 2010 – Questão 31
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. ...