UFABC 2009 – Questão 29

Linguagens / Literatura / Linguagem Figurada / Campo Semântico
A temática da fome está presente em um dos mais expressivos romances de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Leia um trecho dessa obra.
     Entrava dia e saía dia. As noites cobriam a terra de chofre. A tampa anilada baixava, escurecia, quebrada apenas pelas vermelhidões do poente.
     Miudinhos, perdidos no deserto queimado, os fugitivos agarraram-se, somaram as suas desgraças e os seus pavores. O coração de Fabiano bateu junto do coração de Sinhá Vitória, um abraço cansado aproximou os farrapos que os cobriam. Resistiram à fraqueza, afastaram-se envergonhados, sem ânimo de afrontar de novo a luz dura, receosos de perder a esperança que os alentava.
     Iam-se amodorrando e foram despertados por Baleia, que trazia nos dentes um preá. Levantaram-se todos gritando. O menino mais velho esfregou as pálpebras, afastando pedaços de sonho. Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e como o focinho estava ensanguentado, lambia o sangue e tirava proveito do beijo.
     Aquilo era caça bem mesquinha, mas adiaria a morte do grupo. E Fabiano queria viver. Olhou o céu com resolução. A nuvem tinha crescido, agora cobria o morro inteiro. Fabiano pisou com segurança, esquecendo as rachaduras que lhe estragavam os dedos e os calcanhares.
(Ilustração: Aldemir Martins, para a 27.ª edição de Vidas Secas, São Paulo, Martins Fontes, 1970)
Assinale a alternativa em que é empregada linguagem figurada.
a) Iam-se amodorrando e foram despertados por Baleia, que trazia nos dentes um preá.
b) Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e como o focinho estava ensanguentado, lambia o sangue e tirava proveito do beijo.
c) A tampa anilada baixava, escurecia, quebrada apenas pelas vermelhidões do poente.
d) Aquilo era caça bem mesquinha, mas adiaria a morte do grupo.
e) Fabiano pisou com segurança, esquecendo as rachaduras que lhe estragavam os dedos e os calcanhares.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 43
Sou um homem comum ...
UERJ 2006 – Questão 11
O uso das palavras rosa e cravo é recusado pelo enunciador do texto de Jorge Amado. Essa recusa ocorre, pois essas palavras assumem, no texto, o sentido de: a) ameaça b) alienação c) infelicidade d) cumplicidade
ENEM 2007 – Questão 29
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram...
UFABC 2009 – Questão 40
Com os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, a China deu mais um passo em seu objetivo de firmar-se como potência internacional. Para além da importância esportiva do evento, o governo chinês encarou a preparação das Olimpíadas como um desafio...
UERJ 2011 – Questão 3
Eles não têm pouso nem porto (v. 6-7) Os versos acima podem ser lidos como uma pressuposição do autor sobre o texto literário. Essa pressuposição está ligada ao fato de que a obra literária, como texto público, apresenta o seguinte traço: a) é aberta a várias leituras. b) provoca desejo de transformação. c) integra experiências de contestação. d) expressa sentimentos contraditórios.