UFABC 2008 – Questão 40

Ciências Humanas / Geografia / Fontes do Energia / Nuclear
Inicialmente parecia um relâmpago, num céu sem nuvens. Mas a onda de calor que surgiu segundos depois começou a derreter tudo o que era sólido, telhados, paredes, casas inteiras. Todos os seres humanos que se encontravam nas proximidades da área em que a bomba detonou foram incinerados e deles só restou a silhueta nos calçamentos das ruas, como se fosse o negativo de uma fotografia.
 
(Relato de alguns sobreviventes. Antonio Pedro.
In Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1994)
 O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
 
a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2006 - 2007 – Questão 62
De acordo com o texto, a ingestão de água: a) cura a desidratação, principalmente em regiões desérticas, por meio de chá quente. b) deve ser controlada em níveis baixos por todos que vivem em regiões úmidas. c) previne várias doenças, entre as quais o resfriado. d) tem como efeito comprovado a perda de peso. e) influencia, segundo crenças populares, o funcionamento intestinal.
UFABC 2009 – Questão 59
Nos fertilizantes NPK, a percentagem em massa de potássio é calculada como se todo o potássio presente no fertilizante estivesse sob forma do óxido K2O. A quantidade de potássio produzido anualmente em Sergipe equivale a cerca de 350 mil toneladas de K2O. Portanto, dadas as massas molares em g/mol: K= 39; Cl = 35,5 ; O = 16, a quantidade de KCl produzida anualmente nesse Estado deve ser próxima de: a) 120 mil t. b) 200 mil t. c) 280 mil t. d) 350 mil t. e) 560 mil t.
ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 13
IBGE. Disponível em: www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 23 jan. 2012. ...
FGV Administração 2011 – Questão 55
O recente tsunami no Japão, que abalou a segurança da usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar os debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia. Os dados indicam que há 443 reatores em operação em 30 países....
FGV Economia 2010 – Questão 68
As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias a) foram eletrificadas em virtude dos investimentos realizados após a privatização b) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete. c) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista. d) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes. e) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.