UFABC 2006 - 2007 – Questão 50

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Mesma escola literária
– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta. Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:
– Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.
Chegara naquela situação medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando o seu cigarro de palha.
– Um bicho, Fabiano.
Graciliano Ramos, Vidas secas. 1970
O BICHO
​Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava.
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira, Estrela da vida inteira. 1973
 
Comparando-se os textos de Manuel Bandeira, e de Graciliano Ramos, é correto afirmar que a palavra bicho, como atributo dado ao ser humano, assume conotação:
a) positiva em Bandeira, pois chama a atenção para as condições sub-humanas em que vive o homem nas grandes cidades.
b) positiva em Graciliano Ramos, pois representa o reconhecimento da resistência do homem às hostilidades impostas pela natureza.
c) negativa em Graciliano Ramos, pois reflete o reconhecimento de traços que se contrapõem aos dos animais.
d) negativa em ambos os autores, mas com mais ênfase em Graciliano, pois este destaca os traços essencialmente
humanos de Fabiano.
e) positiva em ambos os autores, porém com mais ênfase em Bandeira, graças à atenuação da idéia de miserabilidade no texto desse autor

 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 65
O Romantismo é de origem Europeia, tendo seu início em dois países: a) França e Alemanha; b) Inglaterra e França; c) Alemanha e Inglaterra; d) França e Itália; e) Espanha e Portugal.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 58
Para os seres vivos, a desidratação é, na maioria das vezes, prejudicial aos organismos, sobretudo para as células. No entanto, sabe-se que, para os vegetais vasculares, a perda de água que ocorre nas folhas é necessária porque a) auxilia na condução de seiva bruta. b) auxilia na expulsão de sais minerais pelas raízes. c) inibe a entrada de microrganismos. d) estimula a fotossíntese. e) estimula o crescimento longitudinal.
Base dudow 2000 – Questão 43
Quando morre algum dos seus põem-lhe sobre a sepultura pratos, cheios de viandas, e uma rede (...) mui bem lavada. Isto, porque creem, segundo dizem, que depois que morrem tornam a comer e descansar sobre a sepultura. ...
UERJ 2010 – Questão 5
Ser inteligente é uma dádiva que nos põe no topo da pirâmide da vida. Essa afirmação finaliza o 3º parágrafo, que se organiza do geral para o particular. No contexto, pode-se dizer que a afirmação tem a função de: a) explanar uma crença disseminada pelo senso comum b) revelar o ponto de vista defendido por pensadores clássicos c) expressar os valores consagrados por uma ideologia religiosa d) demonstrar uma opinião sustentada pela argumentação do autor
UNICAMP 2023 – Questão 4
Com base ainda no texto, “falatório” pode ser considerado como a) a modalidade declamada dos poemas de Stella do Patrocínio. b) uma prática discursiva oral nomeada por Stella do Patrocínio. c) a denominação, usada no manicômio, para conversas terapêuticas. d) um gênero de poesia transcrita produzida por Stella do Patrocínio.