UFABC 2006 - 2007 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 1a Fase / Manuel Bandeira
O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava.
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira, Estrela da vida inteira. 1973.
 
À vista do poema, é correto afirmar:
a) nele, Bandeira mostra os traços simbolistas típicos de sua poesia, marcada pela evocação dos sentidos, em linguagem metafórica.
b) esses versos mostram o Bandeira modernista, pela exposição crítica da condição humana, em linguagem simples, prosaica.
c) sua linguagem representa uma exceção no quadro do Modernismo, pois este preferia tratar de temas abstratos, em moldes tradicionais.
d) a maior parte da obra de Bandeira foi escrita sob influência dos parnasianos, razão pela qual sua poesia é considerada conservadora.
e) a predileção pela temática humana, em linguagem eloquente, leva a identificar esse poeta como um dos adeptos do Verde-Amarelismo.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 8
Assinale a alternativa CORRETA acerca do texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 46
“Estou farto do lirismo comedido ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 40
A lavadeira começou a viver como uma serviçal que impõe respeito e não mais como escrava. Mas essa regalia súbita foi efêmera. Meus irmãos, nos frequentes deslizes que adulteravam este novo relacionamento, eram dardejados pelo olhar severo de...
UNESP (julho) 2010 – Questão 18
Examine as seguintes opiniões sobre a tecnologia digital: I. A tecnologia digital encarece os custos de produção. II. A tecnologia digital torna mais acessíveis os custos de produção. III. É preferível continuar empregando a tecnologia analógica para a produção de vídeos. IV. A edição digital tornou-se imprescindível. Indique quais dessas opiniões são assumidas pela jornalista entrevistada: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) II, III e IV.
UNESP 2012 – Questão 58
Leia o texto sobre a tragédia de Realengo. ...