UFABC 2006 - 2007 – Questão 19

Linguagens / Português / Carta Argumentativa / Elaboração
CARTA ABERTA SOBRE MOVIMENTO GREVISTA NO ABC PAULISTA
São Paulo, 2 de abril de 1980
Mãe,
Tudo errado nesta greve dos metalúrgicos. 
Ninguém ouviu as instruções do ministro do Trabalho? Alguém entendeu que, para ser legal, é preciso que não haja incitamento, isto é, que a greve seja espontânea? Então aprendam rapidamente as regras do jogo.
Vamos dizer que você acorde de manhã e, vendo que não tem café nem pão, resolve parar de trabalhar até ter o que comer.
Se calhar de os 150 mil metalúrgicos terem a mesma idéia, ao mesmo tempo, na mesma hora, ficará caracterizada a greve espontânea.
Mas, se o tom de voz usado for acima de 0,2 decibéis ou for acompanhado por um cruzar de braços, ficará evidenciado o incitamento.
Comunicar tal decisão através de folhetos, circulares, reuniões, concentrações, utilizar megafones, apitos (...) é incitamento dos baitas.
Sim! Desmaiar por fome ou mostrar dedos amputados por tornos é incitamento justificável, mas que, devido ao seu grande apelo, será o mais vigiado. (...)
Henfil
Henfil, Cartas da mãe. 1980.
É correto afirmar que, nesse texto,
a) o tom coloquial é injustificável, pois cartas requerem formalismo e tratamento respeitoso ao destinatário.
b) a mãe é um destinatário de ficção, haja vista que, no desenvolvimento, o autor faz referência a outros leitores (“aprendam”, “você”).
c) a frase é incitamento dos baitas consiste numa impropriedade, pois é incompatível com o discurso coloquial adotado como padrão pelo autor.
d) predomina a oralidade do diálogo, porque o autor faz perguntas e espera respostas da mãe, estratégia própria da língua falada.
e) a figura do emissor (Henfil) assume objetividade no tratamento do tema, adotando linguagem emotivamente neutra.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
O sofrimento amoroso é frequente nas obras dos poetas românticos, como se pode observar a seguir: ...
UNESP 2016 – Questão 11
“Como seria morto, rogou à doninha que poupasse sua vida.” (1° parágrafo). Em relação à oração que a sucede, a oração destacada tem sentido de: a) proporção b) comparação c) consequência d) causa e) finalidade
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 2
Segundo Giannetti, o senso comum a) deve ser levado em conta em situações familiares. b) é o inverso daquilo que é familiar e não-científico. c) define que algo é certo, em termos de ciência. d) é prejudicial à ótica da abordagem científica. e) tem a função de domar e inverter a realidade.
Base dudow 2000 – Questão 37
Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 32
A criança e a lógica ...