UERR 2022 – Questão 71

Ciências Humanas / Geografia
Entre 1894 e 1930, a economia no Brasil promoveu uma poupança interna que permitiu a expansão capitalista, A economia criou condições autossustentáveis, na medida em que foi implementada uma rede de cidades que deram suporte a essa atividade econômica, como também a diversificação dos investimentos econômicos, O início da montagem do parque industrial, nessas cidades, provocou grandes deslocamentos de população em sua direção e seu consequente processo de expansão.
CARVALHO E. de. Cidades brasileiras, crescimento e dos igualdade social Org & Demoi 11,3 p. 45-54 2C02. Disponivel em: revistamarilia.unesp.br> (com adaptações)

A atividade que possibilitou a promoção de “uma poupança interna que permitiu a expansão capitalista" no período mencionado no início do texto foi
a) a exploração das jazidas de ouro e diamante,
b) o cultivo da cana-de-açúcar.
c) a produção cafeeira.
d) o comércio de frutas tropicais,
e) a cultura algodoeira.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2005 – Questão 34
Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou. a) Cenozóica; Pangea. b) Mesozóica; Gondwana. c) Pré-Cambriano; Gondwana. d) Paleozóica; Pangea. e) Quaternário; Gondwana.
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 18
As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida...
Base dudow 2000 – Questão 64
Observe a imagem de satélite e o mapa. ...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 38
Com base na ideia do texto da questão anterior, analise as figuras e as afirmativas. ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 25
Disponível em: www.banktrack.org. ...