UERJ 2018 – Questão 35

Matemática / Geometria Analítica: Introdução / Distância entre Dois Pontos
Admitindo um retângulo cujos lados medem a e b, sendo a < b, é possível formar uma sequência ilimitada de retângulos da seguinte forma: a partir do primeiro, cada novo retângulo é construído acrescentando-se um quadrado cujo lado é igual ao maior lado do retângulo anterior, conforme ilustrado a seguir.
 

 
A figura IV destaca a linha poligonal P1P2P3P4P5P6, formada pelos lados dos retângulos, que são os elementos da sequência (a, b, a + b, a + 2b, 2a + 3b). Mantendo o mesmo padrão de construção, o comprimento da linha poligonal P1P2P3P4P5P6P7, de P1 até o vértice P7, é igual a:
a) 5a + 7b
b) 8a + 12b
c) 13a + 20b
d) 21a + 33b
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2017 – Questão 26
Dois cubos cujas arestas medem 2 cm são colados de modo a formar o paralelepípedo ABCDA’B’C’D’. Esse paralelepípedo é seccionado pelos planos ADEF e BCEF, que passam pelos pontos médios F e E das arestas A’B’ e C’D’, respectivamente. A parte desse paralelepípedo compreendida entre esses planos define o sólido ABCDEF, conforme indica a figura a seguir. O volume do sólido ABCDEF, em cm3, é igual a: a) 4. b) 6. c) 8. d) 12.
UERJ 2007 – Questão 25
Em uma estação de tratamento de efluentes, um operador necessita preparar uma solução de sulfato de alumínio de concentração igual a 0,1 mol/ L, para encher um recipiente cilíndrico, cujas medidas internas, altura e diâmetro da base, estão indicadas na figura abaixo. Considerando π=3, a quantidade mínima de massa de sulfato de alumínio necessária para o operador realizar sua tarefa é, em gramas, aproximadamente igual a: a) 3321 b) 4050 c) 8505 d) 9234
UERJ 2005 – Questão 32
O organoclorado conhecido como DDT, mesmo não sendo mais usado como inseticida, ainda pode ser encontrado na natureza, em consequência de sua grande estabilidade. Ele se acumula em seres vivos pelo processo denominado de biomagnificação ou...
UERJ 2008 – Questão 12
Ao longo da narrativa, cria-se um jogo entre os diferentes significados da palavra "esperança". Com esse jogo, produz-se um efeito de duplo sentido no seguinte fragmento: a) “Uma esperança entrou em meu quarto.” (ref.1) b) “Começo a brincar com a palavra esperança.” (ref.2) c) “‘Esperança em quê?’” (ref.4) d) “De quando em quando, antigamente, achávamos uma ‘esperança’ parecida com o pedaço de uma folha de árvore.” (ref.6)
UERJ 2016 – Questão 7
No último quadrinho, formula-se uma analogia moral, quando se sugere que não é possível ver tudo o que acontece à frente dos olhos. A partir dessa analogia, pode-se chegar à seguinte conclusão: a) a verdade absoluta não existe. b) a existência não tem explicação. c) o homem não é o centro do mundo. d) o curso da vida não pode ser mudado.