UERJ 2017 – Questão 55

Ciências Humanas / Geografia
ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
 
O Índice de Progresso Social (IPS) varia de 0 a 100 e é calculado levando em consideração 36 indicadores. Entre eles, estão acesso a esgoto sanitário e água canalizada, mobilidade, taxa de homicídios, incidência de dengue, mortalidade por tuberculose e HIV, homicídios de jovens negros e frequência no ensino superior. Não são levadas em conta variáveis econômicas, como renda. Segundo Sérgio Bessermann, presidente do Instituto Pereira Passos, o índice é uma ferramenta que ajuda a acompanhar as mudanças e a direcionar as políticas de governo.
Adaptado de O Globo, 17/05/20
 
A análise do mapa e dos dados aponta tanto para aspectos sociais que se modificaram quanto para aqueles que permaneceram, no que diz respeito a bairros e regiões do município do Rio de Janeiro.
Um dos aspectos que explica a situação das regiões administrativas com os mais baixos índices de progresso social é:
a) redução da rede de saneamento básico.
b) desigualdade no acesso a vias de transporte.
c) redistribuição da força de segurança pública.
d) uniformização na oferta de assistência hospitalar.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2000 – Questão 19
Observe o climograma para responder à questão. A análise do climograma permite afirmar que ele representativo de uma paisagem a) tropical, recoberta por vegetação de cactáceas b) mediterrânea, com vegetação de bosques que perdem as folhas no inverno. c) temperada, com vegetação rasteira do tipo pradaria. d) subtropical, recoberta por vegetação arbustiva-herbácea do tipo cerrado. e) equatorial, recoberta por vegetação florestal do tipo perene e latifoliada.
UFPR 2016 – Questão 42
Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os...
UEL 2009 – Questão 18
Com base nos conhecimentos sobre a distribuição de renda na escala mundial, considere as afirmativas a seguir. ...
UERJ 2008 – Questão 36
Considere o icosaedro abaixo, construído em plástico inflável, cujos vértices e pontos médios de todas as arestas estão marcados. ...
UERJ 2014 – Questão 12
No cinema, só quem fala são os atores do filme. Nós calamos para que eles possam falar. Nossa vida cala para que outra fale. (l. 19-20) O trecho acima usa uma figura de linguagem chamada de: a) metáfora. b) hipérbole. c) eufemismo. d) metonímia.