UERJ 2016 – Questão 11

Linguagens / Português
A ARTE DE ENGANAR
Em seu livro Pernas pro ar, Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar “calças” na presença de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, não cai bem utilizar certas expressões perante a opinião pública: “O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado; imperialismo se chama globalização; suas vítimas se chamam países em via de desenvolvimento; oportunismo se chama pragmatismo; despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral”1 etc.
A lista é longa. Acrescento os inúmeros preconceitos que carregamos: ladrão é sonegador; lobista é consultor; fracasso é crise2; especulação é derivativo; latifúndio é agronegócio; desmatamento é investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso é paraíso fiscal; acumulação privada de riqueza é democracia3; socialização de bens é ditadura; governar a favor da maioria é populismo; tortura é constrangimento ilegal; invasão é intervenção; peste é pandemia4; magricela é anoréxica5.
Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades. Posso admitir que pertenço à terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. Ora, poderia dizer que sou seminovo6! Como carros em revendedoras de veículos. Todos velhos! Mas o adjetivo seminovo os torna mais vendáveis.
Coitadas das palavras! Elas são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está7. Não conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre é ladrão, rico é corrupto8. Pobre é viciado, rico é dependente químico.
Em suma, eufemismo é um truque semântico para tentar amenizar os fatos.
Frei Betto
Adaptado de O Dia, 21/03/2015
Na produção do humor, traço típico da crônica, o autor combina eufemismos com outros recursos ou figuras de linguagem. O exemplo em que o humor é produzido por meio da superposição entre um eufemismo e uma
comparação entre elementos distintos é:
a) despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral (ref.1)
b) acumulação privada de riqueza é democracia; (ref.3)
c) Ora, poderia dizer que sou seminovo! (ref.6)
d) são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está. (ref.7)

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 2
A beleza das noites e das madrugadas tem inspirado artistas, entre eles, Van Gogh. Para responder à questão, leia um breve comentário sobre uma das obras do pintor holandês. ...
UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 21
Verifica-se a ocorrência de objeto direto pleonástico em: a) “As que o viveram ou são, como eu, os mortos-vivos, ou – apenas – os desencantados” b) “Esses dez anos esvoaram-se-me como dez meses.” c) “Por tudo isso, independentemente do belo discurso de defesa, o júri concedeu-me circunstâncias atenuantes.” d) “Simplesmente, este momento culminante raras são as criaturas que o vivem.” e) “Atingido o sofrimento máximo, nada já nos faz sofrer.”
Base dudow 2000 – Questão 41
CAUTELA COM A LABORLATRIA ...
UERJ 2008 – Questão 20
American songwriter and singer Melissa Etheridge wrote I need to wake up for Al Gore´s documentary on global warming entitled An inconvenient truth. In the first stanza, the feeling expressed by the writer is best described as that of: a) self-criticism b) self-protection c) self-indulgence d) self-compassion
Base dudow 2000 – Questão 23
O plural de terno azul claro, terno verde-mar é, respectivamente: a) Ternos azuis-claros, ternos verdes-mares. b) Ternos azuis claros, ternos verde-mares. c) Ternos azul-claro, ternos verde-mar. d) Ternos azul-claros, ternos verde-mar. e) Ternos azuis-claro, ternos verde-mar.