UERJ 2015 – Questão 39

Ciências da Natureza / Biologia / Secreção e Digestão Celular / Lisossomos
Em embriões de alguns vertebrados, conforme ilustra a imagem, pode-se observar a presença de uma membrana interdigital que não estará presente em filhotes de desenvolvimento normal por ocasião do nascimento.
 
med.unsw.edu
 
A perda desse tecido ocorre a partir de determinada fase do desenvolvimento, quando as células da membrana liberam em seu citoplasma enzimas que digerem a si próprias.
A principal organela participante desse processo de destruição celular é denominada:
a) lisossomo.
b) peroxissomo.
c) complexo de Golgi.
d) retículo endoplasmático rugoso.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Natureza (46-90) 2012 – Questão 88
O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som...
FAMERP 2017 – Questão 13
Um homem do grupo sanguíneo AB e Rh negativo casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo O e Rh positivo homozigoto. Os grupos sanguíneos dos descendentes desse casal podem ser a) A ou AB, podendo ser Rh positivo ou Rh negativo. b) A ou B, todos Rh negativo. c) A ou B, todos Rh positivo. d) A, B ou O, todos Rh negativo. e) A, B ou AB, todos Rh negativo.
ENEM 2007 – Questão 55
As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: ...
UERJ 2011 – Questão 12
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum. Esse pressuposto está sintetizado em: a) o reconhecimento de que a leitura se associa ao poder. b) a percepção de que a leitura se expande com o tempo. c) a expectativa de que a leitura se popularize na sociedade. d) a necessidade de que a leitura se identifique com a tecnologia.
UERJ 2010 – Questão 50
O que mudou na lista dos maiores bancos no Brasil com a fusão do Unibanco e do Itaú ...