UERJ 2014 – Questão 51

Ciências Humanas / História
Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever, em geral, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. Senhores Congressistas, o tupi-guarani, língua aglutinante, é a única capaz de traduzir as nossas belezas, de pôr-nos em relação com a nossa natureza e adaptar-se perfeitamente aos nossos órgãos vocais e cerebrais, por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem.
Lima Barreto
Adaptado de Triste fim de Policarpo Quaresma (119115).
Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.
 
A história narrada em Triste fim de Policarpo Quaresma se passa no momento de implantação do regime republicano no Brasil. Seu personagem principal, o Major Quaresma, defende alguns projetos de reforma, um deles relatado no trecho citado.
A justificativa do personagem para a adoção do tupi-guarani como língua oficial brasileira baseia-se na associação entre nacionalidade e a ideia de:
a) valorização da cultura local.
b) defesa da diversidade racial.
c) preservação da identidade territorial.
d) independência da população autóctone.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 34
Os lançados citados no texto eram ...
UFPR 2019 – Questão 75
Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais...
FMABC 2018 – Questão 25
Considere o trecho a seguir, escrito por Lênin, em 1921. ...
UERJ 2006 – Questão 51
Radiografia do século XX no seu final ...
Base dudow 2000 – Questão 60
“Atenas (...) mais atenta a alargar o seu império marítimo do que a usufruí-lo, com um governo político em que os rendimentos públicos eram distribuídos pelo povo enquanto os ricos eram oprimidos, nunca chegou a fazer esse grande ...