UERJ 2012 – Questão 59

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Histórico do Capitalismo
O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010 (adaptado)
 
A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:
a) implantação dos sistemas de crédito – moderno
b) estruturação dos impérios coloniais – corporativista
c) organização das redes produtivas globais – autocrático
d) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 15
A imagem produzida pelo artista combina elementos de modo surpreendente, inesperado na realidade cotidiana. ...
UERJ 2008 – Questão 39
A fórmula estrutural plana de uma substância que possui a mesma fórmula molecular do éster citado no texto é: a) b) c) d)
UNIFESP 2005 – Questão 35
Observe a figura. A anamorfose indica que, em relação às mortes de crianças com menos de 5 anos de idade na América doSul, a) os índices mais elevados estão no Cone Sul.b) os indicadores mais baixos estão nos países andinos.c) a Bolívia e o Paraguai têm a mesma quantidade de casos.d) os membros do Mercosul têm graves disparidades entre si.e) as partes do Tratado de Cooperação Amazônica sãohomogêneas.
Base dudow 2000 – Questão 53
“Foi de vital importância o fato de que, a partir do século XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes…” ...
UERJ 2008 – Questão 44
Concentração da terra ...