UERJ 2011 – Questão 9

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Como e porque sou romancista
Minha mãe e minha tia se ocupavam com trabalhos de costuras, e as amigas para não ficarem ociosas as ajudavam. Dados os primeiros momentos à conversação, passava-se à leitura e era eu chamado ao lugar de honra1.
Muitas vezes, confesso, essa honra me arrancava bem a contragosto de um sono começado ou de um folguedo querido; já naquela idade a reputação é um fardo e bem pesado2.
Lia-se até a hora do chá, e tópicos havia tão interessantes que eu era obrigado à repetição. Compensavam esse excesso, as pausas para dar lugar às expansões do auditório, o qual desfazia-se em recriminações contra algum mau personagem, ou acompanhava de seus votos e simpatias o herói perseguido.
Uma noite, daquelas em que eu estava mais possuído do livro, lia com expressão uma das páginas mais comoventes da nossa biblioteca3. As senhoras, de cabeça baixa, levavam o lenço ao rosto, e poucos momentos depois não puderam conter os soluços que rompiam-lhes o seio4.
Com a voz afogada pela comoção e a vista empanada pelas lágrimas, eu também cerrando ao peito o livro aberto, disparei em pranto e respondia com palavras de consolo às lamentações de minha mãe e suas amigas.
Nesse instante assomava à porta um parente nosso, o Revd.º Padre Carlos Peixoto de Alencar, já assustado com o choro que ouvira ao entrar – Vendo-nos a todos naquele estado de aflição5, ainda mais perturbou-se:
- Que aconteceu? Alguma desgraça? Perguntou arrebatadamente.
As senhoras, escondendo o rosto no lenço para ocultar do Padre Carlos o pranto e evitar seus remoques*, não proferiram palavra. Tomei eu a mim responder:
- Foi o pai de Amanda que morreu! Disse, mostrando-lhe o livro aberto.
Compreendeu o Padre Carlos e soltou uma gargalhada6, como ele as sabia dar, verdadeira gargalhada homérica, que mais parecia uma salva de sinos a repicarem do que riso humano. E após esta, outra e outra, que era ele inesgotável, quando ria de abundância de coração, com o gênio prazenteiro de que a natureza o dotara.
Foi essa leitura contínua e repetida de novelas e romances que primeiro imprimiu em meu espírito a tendência para essa forma literária [o romance] que é entre todas a de minha predileção?
Não me animo a resolver esta questão psicológica, mas creio que ninguém contestará a influência das primeiras impressões7.
 
JOSÉ DE ALENCAR
Como e porque sou romancista. Campinas: Pontes, 1990.
 
*remoque: zombaria, caçoada
que rompiam-lhes o seio. (ref.4)
O vocábulo sublinhado faz referência a uma palavra já enunciada no texto. Essa palavra a que se refere o vocábulo lhes é:
a) soluços.
b) páginas.
c) senhoras.
d) momentos.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 46
Assinale a opção em que o uso do pronome relativo NÃO está de acordo com a norma padrão escrita. ...
UERJ 2019 – Questão 8
No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela. A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de: a) voz ativa. b) modo subjuntivo. c) futuro do pretérito. d) forma no gerúndio.
UFSJ Português 2012 – Questão 4
No trecho do texto “[...] até tratamentos em clínicas estéticas passaram a fazer parte do orçamento dos mais de 32 milhões de brasileiros [...]”, o elemento coesivo destacado estabelece ideia de a) gradação, que finaliza os componentes de uma escala. b) proporção, que compara os constituintes de uma afirmação. c) concessão, que permite a junção de afirmações contrárias. d) autorização, que legitima certas ações positivas.
UERJ 2016 – Questão 25
No ano letivo de 2014, em uma turma de 40 alunos, 60% eram meninas. Nessa turma, ao final do ano, todas as meninas foram aprovadas e alguns meninos foram reprovados. Em 2015, nenhum aluno novo foi matriculado, e todos os aprovados confirmaram suas matrículas. Com essa nova composição, em 2015, a turma passou a ter 20% de meninos. O número de meninos aprovados em 2014 foi igual a: a) 4. b) 5. c) 6. d) 8.
Base dudow 2000 – Questão 26
Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta. a) Visei a um passaporte e fui viajar. b) Aspirei ao perfume e achei-o gostoso. c) Perdoo aos teus erros, pois acho-os bem humanos. d) Ensino a vocês as regras do bem viver. e) Eu lhe vi e você não me viu.