UERJ 2011 – Questão 52

Ciências Humanas / Geografia / A Urbanização Brasileira / Atualidades
 Hoje, a interação espacial entre “comunidades”, no que tange ao deslocamento de pessoas  moradoras em uma delas para visitarem amigos ou parentes ou estabelecerem contatos associativos com pessoas residentes em outras, tornou-se um tanto difícil, devido aos mecanismos de controle impostos pelos traficantes e à rivalidade e aos choques entre quadrilhas baseadas em favelas diferentes (...).
SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras.
 Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
 
O fenômeno descrito no texto, que vem ocorrendo nas últimas décadas, corresponde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:
(A) hierarquização
(B) regionalização
(C) metropolização
(D) territorialização

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 49
Leia o texto. ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 44
Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro. a) Má infra-estrutura de transporte.b) Sítio urbano inadequado.c) Desigualdade social elevada.d) Desemprego da população.e) Elevadas temperaturas.
UERJ 2012 – Questão 57
O presidente Roosevelt, que governou os E.U.A. entre 1933 e 1945, solicitou a inclusão de Walt Disney na lista de visitas de celebridades hollywoodianas aos países sul-americanos. Após a visita, Disney retornou aos Estados Unidos e produziu os...
ENEM 2001 – Questão 50
Dados do Censo Brasileiro 2000 mostram que, na última década, o número de favelas tem crescido consideravelmente, com significativa alteração na sua distribuição pelas regiões do País. ...
UERJ 2009 – Questão 22
Na estrutura do paracetamol está presente a seguinte função da química orgânica: a) éter b) amida c) cetona d) aldeído