UERJ 2009 – Questão 51

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Divisão e Multipolaridade

 

A continuidade dos conflitos sociais na África revela a persistência de obstáculos às políticas de desenvolvimento nesse continente, desde o final do século XIX. Mesmo com alguns ensaios de democracia, repetiram-se, em 2008, eventos que indicam como a África está longe da paz e da estabilidade.
A associação adequada entre país e causa direta de um conflito atual está expressa na seguinte alternativa:
a) Cabo Verde - guerras civis
b) Quênia - disputas eleitorais
c) Angola - antagonismos religiosos
d) Burkina Faso - crises econômicas

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2008 – Questão 50
Adaptado de O Globo, 05/11/2005 No mapa são indicadas alterações no espaço natural da cidade do Rio de Janeiro, em particular em sua área central, promovidas por diversos prefeitos em boa parte do século XX. Uma consequência comum a essas reformas foi: a) o aterramento de manguezais b) a construção de habitações populares c) a ampliação das vias de circulação urbana d) a integração dos diversos meios de transporte coletivo
FGV Economia 2011 – Questão 68
A posição do Brasil no cenário internacional alterou-se desde o início do século XXI. O país passou à condição de ...
Base dudow 2000 – Questão 46
Observe o mapa. Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Belo Horizonte a Luz, com a partida marcada para as 15h00min h de um dia ensolarado na véspera do Natal. Nessa viagem, com duração aproximada de duas horas e trinta minutos, o motorista irá receber mais intensamente os raios solares a) de frente e à sua esquerda. b) de frente e à sua direita. c) pelas costas e à sua esquerda. d) pelas costas e à sua direita. e) apenas pelas costas.
UERJ 2019 – Questão 46
Para a remoção de um esmalte, um laboratório precisa preparar 200 mL de uma solução aquosa de propanona na concentração de 0,2 mol/L. Admita que a densidade da propanona pura é igual a 0,8 kg/L. Nesse caso, o volume de propanona pura, em mililitros, necessário ao preparo da solução corresponde a: a) 2,9. b) 3,6. c) 5,8. d) 6,7.
UERJ 2006 – Questão 58
(MOSER, SOYER. Apud: PAZZINATO, A. L. e SENISE, M. H. V. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2003.) ...