UERJ (julho) 2007 – Questão 60

Ciências Humanas / Geografia
O gráfico e a reportagem abaixo estão relacionados a uma das temáticas mais importantes no mundo atual: a imigração.
(BRUNET, Roger e PIERRE-ELIEN, Daniel.
Géographie - L'Europe, la France. Rosny-sous-Bois: Bréal, 2003)
 
"SOMOS FRANCESES, MAS NÃO FRANCESES DE VERDADE"
Manifestantes da comunidade de imigrantes incendiaram centenas de carros e vários estabelecimentos comerciais durante a noite desta sexta-feira (04/11) nos subúrbios pobres de Paris. Um incêndio a sudoeste da capital francesa, em Trappes, consumiu um pátio de estacionamento com 27 ônibus. (...)
Nas noites anteriores houve episódios nos quais os policiais utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, e alguns manifestantes responderam com tiros de munição real.
Os distúrbios se espalharam por várias outras cidades na noite de quinta-feira, tendo havido ataques similares na cidade de Dijon, no norte da França, e em Marselha, na costa mediterrânea.
Thomas Crampton e Katrin Bennhold
(Divulgado pelo NIEM - Núcleo Interdisciplinar de Estudo
Migratórios - UERJ. Uol. Mídia Global, 05/11/2005.)
 
A principal causa para a mudança verificada no gráfico, a partir de meados dos anos 1970, e a correspondente consequência que ajuda a compreender os problemas atuais da imigração estão apontadas em:
a) crise do modelo produtivo fordista - dificuldade de integração dos imigrantes, aumentando sua segregação.
b) elevação do crescimento vegetativo nacional - aumento dos gastos sociais do Estado, resultando em menor demanda de mão-de-obra.
c) término da Guerra Fria - crescimento político da extrema-direita, favorecendo a adoção de medidas de restrição à entrada de imigrantes.
d) consolidação da União Europeia - utilização crescente da mão-de-obra europeia, substituindo os imigrantes das nações subdesenvolvidas.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2015 – Questão 23
A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau...
FGV 2018 – Questão 55
Uma das características do crescimento do tecido urbano de São Paulo foi o espraiamento, o crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana. Como agravante ao rápido crescimento vivenciado nas...
UERJ 2010 – Questão 17
As editor for a magazine on “speculative” fiction, I happen to need one. (ref.1) In the fragment, the author expresses his need to read speculative fiction. This necessity indicates the author’s lack of: a) certainty. b) concern. c) experience. d) encouragement.
UERJ 2008 – Questão 10
Para o enunciador, a falta de esperança relaciona-se à descrença no mundo: “Já não é mais a hora de esperança”, digo-me eu. (ref.3) O fim dessa descrença está associado, no texto, à idéia de: a) fuga. b) rebeldia. c) otimismo. d) contemplação.
FUVEST 2019 – Questão 1
A figura exemplifica o comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam objetos. ...