UERJ 2006 – Questão 48

Ciências Humanas / Geografia / A Industrialização Brasileira / Histórico
O jovem operário entra então de vez na idade adulta? Seguramente não. Ele requer proteção e controle. Proteção: segundo a lei de 1841 (na Inglaterra), até os dezesseis anos é proibido fazê-lo trabalhar aos domingos e mais de doze horas por dia.
(PERROT, M. In: LEVI, G. & SCHMITT, J. C. H istória dos joven s. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.)
 
No Brasil, o artigo 67 do Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a contratação de menores para trabalho noturno, perigoso, insalubre e penoso. O Estatuto também proíbe que os adolescentes trabalhem em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.
(MOTA, M. B. e BRAICK, P. R. H istória: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997.)
 
Apesar da existência de leis e estatutos que impedem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, essa é ainda uma realidade do mundo contemporâneo.
O emprego das mãos-de-obra infantil e adolescente, tanto na época da Revolução Industrial inglesa como nos dias atuais, tem raízes comuns, como:
a) êxodo rural e industrialização tardia
b) retraimento demográfico e baixa escolaridade
c) desvalorização salarial e concentração fundiária
d) excesso de leis trabalhistas e desigualdade socioeconômica
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 23
O sulfato de alumínio é utilizado como clarificante no tratamento de água, pela ação dos íons alumínio que agregam o material em suspensão. No tratamento de 450L de água, adicionaram-se 3,078kg de sulfato de alumínio, sem que houvesse variação de volume. Admitindo-se a completa dissociação do sal, a concentração de íons alumínio, em mol.L-1, é igual a: a) 0,02 b) 0,03 c) 0,04 d) 0,05
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 32
Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….., por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) A Estônia. b) O Turcomenistão. c) A Polônia. d) A República Tcheca. e) O Usbequistão.
UERJ 2015 – Questão 32
As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: a) sofrer hidrólise. b) ser compactado. c) produzir energia. d) solubilizar-se em água.
UERJ 2007 – Questão 40
Considere a massa do núcleo de uma célula eucariota igual a 4,0 × 10-9 kg e a densidade do meio intracelular 1,0 × 103 kg/m3. Em uma situação de campo gravitacional 10-5 vezes menor que o da Terra, o esforço despendido pelo citoesqueleto para manter o núcleo em sua posição normal, seria, em Newtons, igual a: a) 1,7 × 10-11 b) 3,3 × 10-12 c) 4,8 × 10-13 d) 6,7 × 10-14
UERJ 2014 – Questão 40
Um laboratarista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 ºC. Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água: A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a: a) 100. b) 110. c) 300. d) 330.