UERJ 2006 – Questão 26

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Sangue
Uma das condições necessárias para o perfeito funcionamento do organismo humano é a manutenção da 
adequada faixa de concentração de íons nos líquidos orgânicos, como o plasma sanguíneo e o líquido intracelular.
Os gráficos abaixo mostram as concentrações, em miliequivalentes por litro, de alguns cátions e ânions em 
diversas soluções.
    
                 I                                           II
    
               III                                           IV
As faixas de concentrações iônicas mais compatíveis com as do plasma sanguíneo e as do líquido intracelular estão representadas, respectivamente, nos seguintes gráficos:
a) I e II
b) II e IV
c) III e I
d) IV e III

Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 35
Um sólido com a forma de um cone circular reto, constituído de material homogêneo, flutua em um líquido, conforme a ilustração abaixo. Se todas as geratrizes desse sólido forem divididas ao meio pelo nível do líquido, a razão entre o volume submerso e o volume do sólido será igual a: a) 12 b) 34 c) 56 d) 78
FUVEST 2012 – Questão 69
Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto. Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos? a) 49/114. b) 14/33. c) 7/22. d) 5/22. e) 15/144.
Base dudow 2000 – Questão 46
O supermercado dispõe de um transformador de energia elétrica que opera com tensão de 8800V no enrolamento primário e tensões de 120V e 220V, respectivamente, nos enrolamentos secundários 1 e 2. Considere que os valores das tensões sejam eficazes e que o transformador seja ideal. A relação (Np / Ns) entre o número de espiras no enrolamento primário e no secundário 2 é de: a) 10 Ns. b) 30 Ns. c) 20 Ns. d) 40 Ns. e) 60 Ns.
UERJ 2015 – Questão 50
O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros. ...
UERJ 2009 – Questão 53
A partir da década de 1990, a resistência à hegemonia dos EUA na América Latina se fortaleceu com o surgimento de lideranças nacionais que constituem a chamada “nova esquerda latino-americana”. O ano de 2008 colocou um ponto de...