UERJ 2005 – Questão 7

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Morfossintático
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido1, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas2. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali3. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o
cadáver4 tão fixa, tão apaixonadamente fixa5, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas6.
As minhas cessaram logo7. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala8. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la9; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto10, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta11, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã12.
 
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.
Capítulo 123. São Paulo: Martin Claret, 2004.)
(...) não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. (ref.6)
As minhas cessaram logo. (ref.7)
 
Nessa passagem, encontra-se um recurso de coesão textual em que o termo sublinhado é retomado por meio de elipse.
Esse mesmo recurso é empregado em:
a) “quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos.” (ref.1)
b) “Muitos homens choravam também, as mulheres todas.” (ref.2)
c) “Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la;” (ref.9)
d) “quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta,” (ref.11)

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 9
Que se o não trouxerdes, Virareis espuma Das ondas do mar! (v. 5 - 7) No que se refere ao modo como as ações de trazer e virar se relacionam, pode-se afirmar que a segunda ação ocorrerá na seguinte circunstância: a) em virtude da não realização da primeira b) juntamente com a finalização da primeira c) antes da não concretização da primeira d) depois da verificação da primeira
UERJ 2009 – Questão 35
Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa. Entre as representações abaixo, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é: a) b) c) d)
UERJ 2013 – Questão 38
Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F1 e F2 atuam,respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II. Admita que os cilindros estejam totalmente preenchidos por um líquido. O volume do cilindro II é igual a quatro vezes o volume do cilindro I, cuja altura é o triplo da altura do cilindro II. A razão F2F1 entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a: a) 12. b) 6. c) 3. d) 2.
UERJ 2019 – Questão 12
• Homo sapiens europaeus: branco, sério, forte; • Homo sapiens asiaticus: amarelo, melancólico, avaro; • Homo sapiens afer: negro, impassível, preguiçoso; • Homo sapiens americanus: vermelho, mal-humorado, violento. (ref.1) Comparando as quatro categorias apresentadas pelo naturalista sueco Carl Linnaeus, a perspectiva adotada em sua classificação pode ser definida como: a) neutra. b) parcial. c) universal. d) homogênea.
UERJ 2015 – Questão 29
Observe no gráfico a função logaritmo decimal definida por y = log(x). Admita que, no eixo x, 10 unidades correspondem a 1 cm e que, no eixo y, a ordenada log(1000) corresponde a 15 cm. A escala x:y na qual os eixos foram construídos equivale a: a) 5:1. b) 15:1. c) 50:1. d) 100:1.