UERJ 2005 – Questão 6

Linguagens / Português / Narração / Elementos estruturais do texto narrativo
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido1, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas2. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali3. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o
cadáver4 tão fixa, tão apaixonadamente fixa5, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas6.
As minhas cessaram logo7. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala8. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la9; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto10, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta11, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã12.
 
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.
Capítulo 123. São Paulo: Martin Claret, 2004.)
No texto, a descrição dos fatos não é objetiva, pois temos acesso aos traços e às ações dos demais personagens apenas por meio do olhar comprometido do personagem-narrador.
A alternativa que indica uma estratégia utilizada pelo personagem-narrador para expressar um ponto de vista individual dos fatos e a passagem que a exemplifica é:
a) enumeração de ações – “Consolava a outra, queria arrancá-la dali.” (ref.3)
b) seleção de adjetivos e advérbios – “tão fixa, tão apaixonadamente fixa,” (ref.5)
c) narração em 1ª pessoa – “As minhas cessaram logo.” (ref.7)
d)imprecisão cronológica – “Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto,” (ref.10)
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 9
para lhe transmitir aquilo que a contrariedade (para não falar indignação) me impediu de dizer de viva voz. (l. 1-2) Na sequência em que se encontram, as palavras grifadas configuram o seguinte recurso: a) gradação. b) enumeração. c) ambiguidade. d) generalização.
UERJ 2010 – Questão 37
Uma pessoa totalmente imersa em uma piscina sustenta, com uma das mãos, uma esfera maciça de diâmetro igual a 10cm, também totalmente imersa. Observe a ilustração: A massa específica do material da esfera é igual a 5,0g/cm3 e a da água da piscina é igual a 1,0g/cm3. A razão entre a força que a pessoa aplica na esfera para sustentá-la e o peso da esfera é igual a: a) 0,2. b) 0,4. c) 0,8. d) 1,0.
UERJ 2021 – Questão 17
Las personificaciones en Latinoamérica revelan el envolvimiento del poeta con lo que describe. Un ejemplo de personificación está presente en: a) Las caras más bonitas que he conocido (l. 10) b) Soy lo que me enseñó mi padre (l. 15) c) Tengo mis dientes pa’ cuando me sonrío (l. 19) d) Soy el mar Caribe que vigila las casitas (l. 20
UERJ (julho) 2007 – Questão 48
(Adaptado de Veja, 15/02/2006) ...
UERJ 2012 – Questão 31
Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos em movimento uniforme. ...