UERJ 2005 – Questão 58

Ciências Humanas / Geografia / Distribuição Espacial da População Brasileira / Migrações Internas
O tecido social brasileiro sofre um contínuo e histórico processo de esgarçamento em função das desigualdades sociais e da ausência de um ideal coletivo de progresso e bem-estar. A expulsão de trabalhadores do campo interfere na dinâmica interna das cidades, determinando alterações na hierarquia urbana.
Uma importante consequência desse fluxo migratório é a:
a) redução dos serviços urbanos.
b) favelização das áreas periféricas.
c) atrofia do mercado de consumo.
d) retração do mercado imobiliário.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2019 – Questão 57
Adaptado de BOMBARDI, L. M.Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia. São Paulo: FFLCH/USP, 2017. Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva: a) relevância na pauta de exportação. b) participação na absorção de mão de obra. c) centralidade na alimentação da população. d) influência na desconcentração da propriedade.
UERJ 2017 – Questão 39
No processo evolutivo de algumas espécies de primatas, destacam-se diferentes formas de movimentação e de distribuição da musculatura, conforme se observa a seguir. Em relação aos demais primatas, a diferença na distribuição da musculatura da espécie humana favoreceu a seguinte atividade: a) ocupação das árvores. b) alimentação herbívora. c) locomoção quadrúpede. d) manipulação de objetos.
UERJ 2014 – Questão 57
Belfast em revolta por causa de uma bandeira ...
UERJ 2012 – Questão 54
Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem, 14 de novembro de 1904. Muito cedo tiveram início os tumultos e depredações. Foi grande o tiroteio que se travou. Estavam formadas em toda a rua do Regente, estreita e cheia de casas velhas,...
UERJ 2012 – Questão 11
Alguma coisa que eu disse distraído − talvez palavras de algum poeta antigo − foi despertar melodias esquecidas dentro da alma de alguém. O cronista revela que sua fala ou escrita pode conter algo escrito por “algum poeta antigo”. Ao fazer essa revelação, o cronista se refere ao seguinte recurso: a) polissemia b) pressuposição c) exemplificação d) intertextualidade