UERJ 2005 – Questão 58

Ciências Humanas / Geografia / Distribuição Espacial da População Brasileira / Migrações Internas
O tecido social brasileiro sofre um contínuo e histórico processo de esgarçamento em função das desigualdades sociais e da ausência de um ideal coletivo de progresso e bem-estar. A expulsão de trabalhadores do campo interfere na dinâmica interna das cidades, determinando alterações na hierarquia urbana.
Uma importante consequência desse fluxo migratório é a:
a) redução dos serviços urbanos.
b) favelização das áreas periféricas.
c) atrofia do mercado de consumo.
d) retração do mercado imobiliário.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 11
Alguma coisa que eu disse distraído − talvez palavras de algum poeta antigo − foi despertar melodias esquecidas dentro da alma de alguém. O cronista revela que sua fala ou escrita pode conter algo escrito por “algum poeta antigo”. Ao fazer essa revelação, o cronista se refere ao seguinte recurso: a) polissemia b) pressuposição c) exemplificação d) intertextualidade
UERJ 2016 – Questão 57
HOMENAGENS E PROTESTOS MARCAM DIA DE MARTIN LUTHER KING NOS E.U.A. ...
UERJ 2014 – Questão 33
Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin. Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear. Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a: a) 20. b) 30. c) 40. d) 60.
UERJ 2014 – Questão 53
A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de: a) defesa de ritmos brasileiros. b) inclusão de grupos políticos. c) projeção de jovens intérpretes. d) valorização de manifestações populares.
UERJ 2011 – Questão 7
Vendo-nos a todos naquele estado de aflição, (ref.5) O fragmento acima poderia ser reescrito, com o emprego de um conectivo. A reescritura que preserva o sentido original do fragmento é: a) caso nos visse a todos naquele estado de aflição. b) porém nos viu a todos naquele estado de aflição. c) quando nos viu a todos naquele estado de aflição. d) não obstante nos ver a todos naquele estado de aflição.