UERJ 2005 – Questão 47

Linguagens / Português
A violência no Brasil mata mais do que a guerra na Colômbia. O custo do aparato de segurança privada e das perdas econômicas chega a 7% do PIB. Só com turismo o brasil poderia estar recolhendo US$ 7 bilhões em divisas, mas recebe menos turistas do que o Uruguai. A violência também é um problema econômico, além de ser uma tragédia social.
(LEITÃO, Miriam. O Globo, 15/08/2003.)

O modelo carioca de segregação social combina distância social com proximidade física. Você tem um espaço muito polarizado nas áreas nobres (...). Isso cria possibilidade de uma integração social entre grupos (...). O Rio é o que é muito em função dessa proximidade entre ricos e pobres. (...) Toda essa violência (...) está cortando um pouco essa mistura social. (...)
(RIBEIRO, Luiz Cesar. O Globo, 28/04/2001.)

Os textos acima apontam a gravidade da questão da segurança em grandes cidades como o Rio de Janeiro.
Com base nessas leituras, pode-se dizer que a violência tem como desdobramento:
a) o retraimento da economia, ampliando sua terceirização
b) a intensificação dos conflitos espaciais, promovendo a polarização política
c) a instabilidade do quadro sócio-econômico, enfraquecendo a identidade coletiva
d) a degradação de antigos espaços produtivos, reduzindo a disponibilidade de mão-de-obra

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 62
QUEREM CASSAR E CAÇAR ...
UERJ 2021 – Questão 45
O ácido iodídrico, utilizado na higienização de instrumentos médicos, dentre outras aplicações, é produzido a partir da seguinte reação química: Em um processo de produção industrial, ao adicionar 254 kg de I2 e 80 kg de N2 H4 , verifica-se o consumo completo do reagente limitante. A massa de reagente em excesso, que não foi consumida, em quilogramas, tem valor igual a: a) 16 b) 32 c) 64 d) 72
Base dudow 2000 – Questão 52
Leia o slogan publicitário a seguir, de uma empresa de telefonia celular: “BCP: quem tem fala bem.” O efeito de sentido desse enunciado é obtido por uma manobra que afeta o conteúdo semântico da palavra fala. A manobra explorou: a) a polissemia e a consequente ambiguidade da palavra. b) o sentido literal e o sentido não-literal. c) a diferença de classe gramatical da palavra. d) a ambiguidade do advérbio bem. e) a restrição de sentido da palavra.
FUVEST 2020 – Questão 40
O ditado popular que se relaciona melhor com o poema é: a) Para bom entendedor, meia palavra basta. b) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. c) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. d) Um dia é da caça, o outro é do caçador. e) Uma andorinha só não faz verão.
UERJ 2017 – Questão 54
correiosnegro.blogspot.com.br ...