UERJ 2005 – Questão 13

Linguagens / Português / Período Composto - Coordenação / Oração Coordenada Conclusiva
Palavras Aladas
 
Silêncio era a coisa de que aquele rei mais gostava. E de que, a cada dia, mais parecia gostar1. Qualquer ruído, dizia, era faca em seus ouvidos.
Por isso, muito jovem ainda, mandou construir altíssimos muros ao redor do castelo2. E logo, não satisfeito, ordenou que por cima dos muros, e por cima das torres, por cima dos telhados e dos jardins, passasse imensa redoma de vidro.
(...)
Mas se os sons não podiam entrar, verdade é que  também não podiam sair3. Qualquer palavra dita, qualquer espirro, soluço, canto, ficava vagando prisioneiro do castelo, sem que lhe fossem de valia fresta de janela ou porta esquecida aberta. Pois se ainda era possível escapar às paredes, nada os libertava da redoma.
Aos poucos, tempo passando sem que ninguém lhe ouvisse os passos, palavras foram se acumulando pelos cantos4, frases serpentearam na superfície dos móveis, interjeições salpicaram as tapeçarias, um miado de gato arranhou os corredores.
E tudo teria continuado assim, se um dia, no exato momento em que sua majestade recebia um embaixador estrangeiro, não atravessasse a sala do trono uma frase desgarrada. Frase de cozinheiro que, sobrepondo-se aos elogios reais, mandou o embaixador depenar, bem depressa, uma galinha.
Mais do que os ouvidos, a frase feriu o orgulho do rei. Furioso, deu ordens para que todos os sons usados fossem recolhidos5, e para sempre trancados no mais profundo calabouço.
Durante dias os cortesãos empenharam-se naquele novo esporte que os levava a sacudir cortinas e a rastejar sob os móveis. A audição certeira abatia exclamações em pleno voo, algemava rimas, desentocava cochichos. Uma condessa encheu um cesto com um cento de acentos. Um marquês de monóculo fez montinhos de monossílabos. E houve até quem garantisse ter apanhado entre os dedos o delicado  não de uma donzela. Enfim, divertiram-se tanto, tão entusiasmados ficaram com a tarefa, que
acabaram por instituir a Temporada Anual de Caça à Palavra.
De temporada em temporada, esvaziava-se o castelo de seus sons, enchia-se o calabouço de conversas. A tal ponto que o momento chegou em que ali não cabia mais sequer o quase silêncio de  uma vírgula. E o Mordomo Real viu-se obrigado a transferir secretamente parte dos sons para aposentos esquecidos do primeiro andar.
Foi portanto por acaso que o rei passou frente a
um desses cômodos6. E passando ouviu um murmúrio, rasgo de conversa. Pronto a reclamar, já a mão pousava na maçaneta, quando o calor daquela voz o reteve. E inclinado à fechadura para melhor ouvir, o rei colheu as lavas, palavras, com que um jovem, de joelhos talvez, derramava sua paixão aos pés da amada.
A lembrança daquelas palavras pareceu voltar ao rei de muito longe, atravessando o tempo, ardendo novamente no peito. E em cada uma ele reconheceu com surpresa sua própria voz7, sua jovem paixão. Era sua aquela conversa de amor há tantos anos trancada. Fio da longa meada do passado, vinha agora envolvê-lo, religá-lo a si mesmo, exigindo sair de calabouços.
(...)
– Que se derrube a redoma! – lançou então o rei com todo o poder de seus pulmões. – Que se abatam os muros!
E desta vez vai o grito por entre o estilhaçar,
subindo, planando, pássaro-grito que no azul se afasta, trazendo atrás de si em revoada frases, cantigas, epístolas, ditados, sonetos, epopeias, discursos e recados, e ao longe – maritacas – um bando de risadas. Sons que no espaço se espalham levando ao mundo a vida do castelo, e que, aos poucos, em liberdade se vão.
 
(COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. São Paulo: Global, 1999.)
Para manter a progressão, o texto apresenta uma série de marcas linguísticas que estabelecem, por meio de encadeamentos sucessivos, diferentes tipos de relações entre suas partes.
A alternativa que apresenta sublinhada uma dessas marcas e o tipo de relação estabelecida por ela é:
a) “Silêncio era a coisa de que aquele rei mais gostava. E de que, a cada dia, mais parecia gostar.”(ref.1) – comprovação
b) “Mas se os sons não podiam entrar, verdade é que também não podiam sair.” (ref.3) – correção
c) “Aos poucos, tempo passando sem que ninguém lhe ouvisse os passos, palavras foram se acumulando pelos
cantos,” (ref.4) – temporalidade
d)“Foi portanto por acaso que o rei passou frente a um desses cômodos.” (ref.6) – conclusão

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2016 – Questão 24
Dois dados, com doze faces pentagonais cada um, têm a forma de dodecaedros regulares. Se os dodecaedros estão justapostos por uma de suas faces, que coincidem perfeitamente, formam um poliedro côncavo, conforme ilustra a figura. Considere o número de vértices V, de faces F e de arestas A desse poliedro côncavo. A soma V + F + A é igual a: a) 102 b) 106 c) 110 d) 112
UERJ 2007 – Questão 35
Em 1772, o astrônomo Johann Elert Bode, considera ...
UERJ 2016 – Questão 29
Em um sistema de codificação, AB representa os algarismos do dia do nascimento de uma pessoa e CD os algarismos de seu mês de nascimento. Nesse sistema, a data trinta de julho, por exemplo, corresponderia a: Admita uma pessoa cuja data de nascimento obedeça à seguinte condição: O mês de nascimento dessa pessoa é: a) agosto b) setembro c) outubro d) novembro
UERJ 2005 – Questão 5
O personagem-narrador do romance Dom Casmurro encontra-se, no capítulo transcrito, angustiado pela dúvida: o possível adultério de sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, cujo velório ora se narra. ...
UERJ 2009 – Questão 50
O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como “joanino”. Essas alterações produziram uma nova...