UEMA 2023 – Questão 55

Ciências da Natureza / Biologia
Analise a experiência genética em evidência no Brasil, divulgada recentemente.

Cientistas usam espécies silvestres no melhoramento genético da mandioca.
Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) estão usando espécies silvestres de mandioca para promover o melhoramento genético da raiz. Nessas variedades pouco conhecidas, geralmente não comestíveis, são prospectados genes de interesse para a produção agrícola relacionados a características agronomicamente interessantes como produtividade, resistência a doenças e maior teor de amido (característica demandada pela indústria).
O trabalho faz parte do chamado pré-melhoramento que visa a identificar características de interesse úteis em acessos pouco adaptados às condições de solo e clima local e disponibilizar esses genes em genótipos mais adaptados, com boas características agronômicas, para que sejam inseridos no programa de melhoramento.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/71689292/cientistas-usam-especies-silvestres-no-melhoramento-genetico-da-mandioca


Para que a experiência brasileira de inovação agrícola seja bem compreendida, é necessário conhecer conceitos básicos de genética para o entendimento do que é melhoramento genético e sua aplicação no setor agrícola. Considerando a experiência relatada, é correto afirmar que
a) genótipo é a expressão dos genes em interação com o ambiente.
b) gene é a região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.
c) alelo dominante é aquele que se expressa em homozigose.
d) lócus gênico é o trecho de DNA que determina a produção de uma proteína.
e) mutações são correções do material genético que ocorrem em células germinativas.

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2017 – Questão 2
No quadro a seguir, são apresentadas informações sobre algumas espécies. ...
FMABC 2019 – Questão 71
Em um experimento hipotético, uma planta foi colocada em uma atmosfera em que os átomos de oxigênio das moléculas de gás carbônico eram O18. Esta planta recebeu água em que os átomos de oxigênio eram O17 . Depois de algum tempo sob condições de luminosidade adequadas, o isótopo O17 foi detectado apenas nas moléculas de a) oxigênio e de água. b) glicose e de água. c) glicose produzida. d) glicose e de oxigênio. e) oxigênio liberado.
FAMERP 2019 – Questão 48
Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano. CO2+ H2O →H2CO3→H++ HC Essa reação química corresponde à principal forma de transporte a) do gás carbônico. b) do elemento oxigênio. c) do ácido lático. d) da carboemoglobina. e) da carboxiemoglobina.
FGV Economia 2011 – Questão 45
As bactérias são células procarióticas, constituindo os menores seres vivos e os mais simples do ponto de vista morfológico. A limitação do tamanho provavelmente deve-se à inexistência de compartimentos intracelulares separados por...
UFPR 2014 – Questão 21
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo? a) b) c) d) e)