UEL 2020 – Questão 5

Ciências da Natureza / Biologia
O Bioma Mata Atlântica (Figura A) é o lar de mais da metade da população brasileira. Desde a colonização, esse importante bioma tem sido fragmentado, abrangendo atualmente 28% de sua área original. Uma parte substancial deste bioma é atualmente um arquipélago de pequenas ilhas de vegetação embutidas em uma matriz de áreas degradadas, pastagens, agricultura e áreas urbanas. Na Figura B, observam-se diferentes graus de fragmentos de vegetação nativa e a sua relação com aves e mamíferos, que são dispersores de sementes. As linhas das redes representam as interações entre as espécies vegetais e animais.
 

 
Com base na figura B e nos conhecimentos sobre interações ecológicas, assinale a alternativa correta.
a) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação intermediário, as plantas adotam um mecanismo de dispersão alternativo, conhecido como propagação vegetativa, ou seja, independe de aves e mamíferos.
b) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação alto, a dispersão de sementes por aves e mamíferos ocorre devido a dois tipos de relações interespecíficas harmônicas: a predação e o amensalismo.
c) A dispersão de sementes e frutos por aves e mamíferos é uma relação interespecífica harmônica, conhecida como competição, pois garante a sucessão ecológica, tanto de animais quanto de vegetais.
d) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação baixo, a dispersão de sementes caracteriza uma relação interespecífica conhecida como mutualismo facultativo, em que ambas as espécies são beneficiadas, porém não apresentam relação de interdependência.
e) As sementes e os frutos consumidos por aves e mamíferos são dispersos para áreas próximas da planta mãe, numa relação interespecífica harmônica conhecida como comensalismo, um tipo de mutualismo obrigatório.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2016 – Questão 71
Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011), geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançadas no ambiente. A radiaçãoproduz mutações , tendo efeitos sobre a...
UEL 2009 – Questão 4
Analise a figura a seguir. ...
UERJ 2019 – Questão 42
Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática: a) açúcar. b) proteína. c) colesterol. d) triglicerídeo.
Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 44
Osteíctes e condrictes são dois grupos de vertebrados que chamamos genericamente de peixes. Ao se analisar a anatomia e a fisiologia desses animais, uma semelhança encontrada entre osteíctes e condrictes é a) a presença da linha lateral. b) o embrião envolto pelo âmnion. c) a presença de bexiga natatória. d) a origem dermoepidérmica das escamas. e) a mistura de sangue no ventrículo cardíaco.
UEL 2013 – Questão 13
A sociedade de consumo mantém uma correlação com o neoliberalismo, que amplia o espaço privado, restringe o espaço público e transforma os direitos sociais em serviços demarcados pelo mercado. Sobre essa dinâmica, considere as afirmativas a...