UEL 2020 – Questão 10

Ciências Humanas / História / Humanidades / Filosofia
Leia o texto a seguir.
Assim, a epopeia e a poesia trágica, também a cômica, [. . . ] são, [. . . ] produções miméticas. [. . . ] mas não há nada em comum entre Homero e Empédocles, exceto a métrica; eis porque designamos, com justiça, um de poeta, o outro de naturalista em vez de poeta.
ARISTÓTELES. Poética. 1447 a15; 1447 b16-21. 2. ed. Edição bilíngue. Trad. Paulo Pinheiro.
Rio de Janeiro: Editora 34, 2017. p. 37 e 39; 43 e 45


Com base no texto e nos conhecimentos sobre Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) Homero e Empédocles, por usarem a metrificação e discursos miméticos, falam dos deuses e heróis da mitologia e da presença deles na natureza.
b) A escrita tanto de poetas trágicos como de filósofos naturalistas é definida pela métrica, ambos tratando racionalmente da natureza dos deuses.
c) Mesmo usando métrica, Empédocles é um dos primeiros filósofos que tratam da natureza, enquanto Homero narra os mitos da tradição grega.
d) Métrica e mimética de poetas e naturalistas expressavam o modo como os mitos explicavam o funcionamento da natureza e do cosmo.
e) Empédocles e Anaximandro, filósofos naturalistas, escreviam em métrica, explicando como os deuses controlavam a natureza.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2009 – Questão 39
Os raios gama oriundos do cobalto 60 ou do césio 137 podem ser usados na radiação em alimentos. Sobre a radiação gama, considere as afirmativas: ...
UEL 2021 – Questão 10
Leia o texto a seguir. ...
UEL 2013 – Questão 26
A obra de Vik Muniz permite uma reflexão sobre a organização do espaço no período técnico-científico-informacional, discutido por Milton Santos. Em relação ao processo de espacialização desse período, assinale a alternativa correta. ...
UEL 2018 – Questão 23
De acordo com o texto, o movimento Pugwash ...
UEL 2011 – Questão 27
Os pensadores – cientistas e filósofos da época moderna – fomentaram a crença no progresso humano e científico contra a superstição e a sociedade aristocrática, portanto ...