UEL 2018 – Questão 45

Ciências Humanas / História
Leia o texto a seguir.
 
Vimos, assim, que a Alma pode sofrer grandes transformações e passar ora a uma maior perfeição, ora a uma menor, paixões estas que nos explicam as afecções de alegria e de tristeza. Assim, por alegria, entenderei, no que vai seguir-se, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição maior; por tristeza, ao contrário, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição menor.
(ESPINOSA, B.Ética. Trad. Antonio Simões.
Lisboa: Relógio D’Água, 1992. p. 279).
 
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema da paixão e da afecção em Espinosa, assinale a alternativa correta.
a) A tristeza é uma ação da alma, consistente na afecção causada por uma paixão, por meio da qual a alma visa a própria destruição.
b) As transformações da alma, seja o aumento ou a diminuição de intensidade, fazem coexistir paixões contrárias.
c) O aumento de perfeição, característico de afecção da alegria, vincula-se ao esforço da alma em perceber-se com mais clareza e distinção.
d) Tristeza e alegria são denominadas paixões porque resultam da ação de distintas dimensões da alma, responsáveis pela produção dessas afecções.
e) Se uma coisa aumenta a potência de agir do corpo, a ideia dessa mesma coisa diminuirá a potência de pensar da nossa alma.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 60
...
FUVEST 2008 – Questão 78
Sobre a economia brasileira durante a Primeira República, é possível destacar os seguintes elementos: ...
Base dudow 2000 – Questão 49
Analise as quatro regras a seguir, de uma série de dezesseis, transcritas de regras e regulamentos a serem observados por todas as pessoas empregadas na fábrica de Amase Whitney (EUA, 1830). ...
UNESP 2012 – Questão 38
O caudilhismo é um fenômeno político hispano-americano do século XIX, que se associa: ...
FGV 2013 – Questão 50
Em 1982, foram realizadas no Brasil as primeiras eleições diretas pluripartidárias desde 1965, quando o regime militar aboliu os partidos políticos então existentes, através do Ato Complementar número 4. ...