UEL 2015 – Questão 8

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Separação de Misturas Homogêneas
Texto I
No início do século XVII, a química começou a despontar como ciência, com base na química prática (mineração, puricação de metais, criação de joias, cerâmicas e armas de fogo), química médica (plantas medicinais) e crenças místicas (busca pela Pedra Filosofal). A figura 3 representa a vista do interior de um laboratório de análise de minerais do nal do século XVI, utilizado para amalgamação de concentrados de ouro e recuperação do mercúrio pela destilação da amálgama. O minério, contendo ouro e alguns sais à base de sulfeto, era inicialmente tratado com vinagre (solução de ácido acético) por 3 dias; em seguida, era lavado e, posteriormente, esfregado manualmente com mercúrio líquido para formar amálgama mercúrio-ouro (detalhe B na Figura 3). A destilação da amálgama para separar o ouro do mercúrio era realizada em um forno chamado atanor (detalhe A na Figura 3).
(Adaptado de: GREENBERD, A. Uma Breve História da Química da Alquimia às Ciências Moleculares Modernas. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 2009. p. 18-19.)
Sobre os processos de obtenção de ouro empregados no nal do século XVI, assinale a alternativa correta.
a) Ao considerar que o sal presente no minério é o PbS, o emprego do vinagre tem como finalidade evitar a dissolução desse sal.
b) A amálgama ouro-mercúrio é uma mistura azeotrópica, por isso é possível separar o ouro do mercúrio.
c) A destilação da amálgama composta por ouro e mercúrio é considerada um processo de fracionamento físico.
d) A separação do mercúrio do ouro, por meio da destilação, ocorre por um processo de vaporização chamado de evaporação.
e) É possível separar a amálgama ouro-mercúrio por meio de destilação porque o ouro é mais denso que o mercúrio.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 43
Para uma reação elementar do tipo: A + 2B → C, pode-se afirmar que: a) a velocidade de consumo de B é a metade da velocidade de formação de C. b) a velocidade de consumo de A é igual à velocidade de formação de C. c) a soma das velocidades de consumo de A e de B é igual à velocidade de formação de C. d) a velocidade da reação é dada por: V = K . [A] . [B]. e) a reação é de segunda ordem.
Base dudow 2000 – Questão 57
A xilocaína, ou lidocaína, é um composto oxigenado que apresenta a propriedade de atuar como anestésico local. A fórmula estrutural desse anestésico é representada a seguir. Em relação à xilocaína, é INCORRETO afirmar que a) apresenta fórmula molecular C11H22ON. b) apresenta sete átomos de carbono com hibridização do tipo sp3. c) tem quatro átomos de carbono primário. d) tem quatro ligações sigma. e) possui cadeia carbônica mista e heterogênea.
Base dudow 2000 – Questão 2
Considere as reações a seguir com suas respectivas variações de entalpia, a 25 °C e pressão de 1 atmosfera. 2C (grafite) + O2 → 2CO(g) ΔH= - 218 kJ C (grafite) + O2 → CO2 (g) ΔH= - 394 kJ A quantidade produzida de energia na combustão de 28 g de monóxido de carbono é? M(CO) = 28 g/mol CO (g) + ½ O2(g) → CO2(g) ΔH=? a) 285 KJ b) 175 kJ c) 109 kJ d) 88 KJ e) 99kJ
Base dudow 2000 – Questão 61
Qual das seguintes equações representa uma reação de oxirredução? a) 3 NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + 3 H2O b) NaI + AgNO3 → NaNO3 + AgI c) Na + H2O → NaOH + ½ H2 d) CaO + H2O → Ca(OH)2 e) O3 → 3 O
FGV Economia 2009 – Questão 110
O metilfenidato, estrutura química representada na figura, é uma substância utilizada como fármaco no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na estrutura do metilfenidato, o número de carbonos assimétricos e a sua fórmula molecular são, respectivamente, a) 1 e C12H15NO2. b) 1 e C13H17NO2. c) 1 e C14H19NO2. d) 2 e C13H17NO2. e) 2 e C14H19NO2.