UEL 2015 – Questão 38

Ciências da Natureza / Química / Modelos Atômicos / Modelo Atômico de Thomson
De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.
Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 43-44


 
Gaarder discute a questão da existência de uma “substância básica”, a partir da qual tudo é feito. Considerando o átomo como “substância básica”, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) De acordo com o modelo atômico de Rutherford, o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
( ) Thomson propôs um modelo que descrevia o átomo como uma esfera carregada positivamente, na qual estariam incrustados os elétrons, com carga negativa.
( ) No experimento orientado por Rutherford, o desvio das partículas alfa era resultado da sua aproximação com cargas negativas presentes no núcleo do átomo.
( ) Ao considerar a carga das partículas básicas (prótons, elétrons e nêutrons), em um átomo neutro, o número de prótons deve ser superior ao de elétrons.
( ) Os átomos de um mesmo elemento químico devem apresentar o mesmo número atômico.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, F, V.
c) V, F, F, V, F.
d) F, V, V, V, F.
e) F, F, F, V, V.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 28
0,5 moles de um gás ocupam um volume (V) de 0,1 m³, quando a uma temperatura de 300 K. Qual é a pressão do gás a 300 K? Considere R = 8,3 J/mol K a) 830 Pa. b) 1245 Pa. c) 1830 Pa. d) 12450 Pa. e) 18300 Pa.
UEL 2009 – Questão 15
Analise a tabela seguinte Com base nos dados, um mingau composto somente desses ingredientes e feito para suprir 10% das necessidades diárias de proteína e 4% das necessidades diárias de carboidratos deverá conter quantos copos de leite e quantas colheres (de sopa) de aveia, respectivamente? a) 1 e 2 b) 1 e 3 c) 1½ e 4 d) 2 e 2 e) 1½ e 3
Base dudow 2000 – Questão 51
O gráfico representa o movimento de uma partícula. Indique a equação correspondente a este movimento: a) X = -9 – 2t b) X = 9 – 2t c) X = 4 – 9t d) X = 9 + 4t e) X = -9 + 2t
UEL 2018 – Questão 1
Quanto a “Sentimental”, assinale a alternativa correta. ...
UEL 2010 – Questão 8
Observe a tabela e responda à questão. ...