UEL 2015 – Questão 26

Linguagens / Literatura
Leia o texto a seguir.

O Concretismo teve sua origem no Brasil a partir da I Bienal de São Paulo, em 1951, quando foram premiados artistas brasileiros e estrangeiros que desenvolviam pesquisas orientadas na direção da Arte Concreta. Max Bill recebeu o 1o prêmio de escultura com a famosa Unidade Tripartida, uma escultura em aço inoxidável estruturada no espaço através de uma forma orgânica e dinâmica. Lygia Clark e Hélio Oiticica assumiram radicalmente a ruptura com as linguagens tradicionais, integrando a participação do corpo na constituição da obra, desencadeando o movimento neoconcreto. Lygia Clark explorou a experiência tátil e Oiticica explorou formas e cores no espaço e criou os Ambientes e Parangolés.
(Adaptado de: RIBEIRO, M. A. Neovanguardas: Belo Horizonte anos 60. Belo Horizonte: Cia. das Artes, 1997. p. 58-61.)

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as obras de Max Bill, Lygia Clark e Hélio Oiticica.
a)

b)

c)

d)

e)

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 13
Considere as seguintes afirmações a respeito do romance "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. ...
UEL 2010 – Questão 14
Numa residência, o reservatório de água está situado a 10 metros de altura em relação a uma torneira. Assinale a alternativa que apresenta a pressão exercida na válvula da torneira quando a torneira é mantida fechada. Dados: densidade específica da água de 1×10³kg/m3, aceleração da gravidade 10m/s2 e pressão atmosférica 1atm= 1,05×105 N/m2. a) 1atm b) 10atm c) 15N/m2 d) 2500N/m2 e) 2,05×105N/m2
Base dudow 2000 – Questão 16
Auto da Barca do Inferno ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Sobre as personagens femininas do Auto da Índia, de Gil Vicente, é CORRETO afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Assim se pode definir o romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo: a) Relato da vida nas repúblicas estudantis do tempo do Império. b) Estudo da psicologia de um tipo de mulher brasileira, no ambiente rural. c) História de fidelidade ao amor de infância, na sociedade do Rio Imperial. d) Crônica de um caso de mistério, na sociedade carioca de fins do século. e) Narrativa sobre o problema da escravidão, na sociedade brasileira do século passado.