UEL 2014 – Questão 16

Linguagens / Português
epois entrou em casa: entrou e parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava o elevador. E sabendo que não havia elevador, indagou como é que se ia para cima. Nós explicamos que não havia lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e quis saber onde é que o povo morava. E não acreditou  direito quando lhe afirmamos que não havia mais povo, só nós. Calou-se, percorreu o resto da casa e as dependências, se aprovou, não disse. Mas, à porta da sala de jantar, inesperadamente, deu com o quintal. Perguntou se era o Russell. Perguntou se tinha escorrega, se tinha gangorra. Perguntou onde é que estavam “os outros meninos”. Claro que achava singular e até meio suspeito aquela porção de terra e árvores sem  ninguém dentro. Todas essas observações, fê-las ainda do degrau da sala. Afinal, estirou tentativamente a ponta do pé, tateou  o chão, resolveu explorar aquela floresta virgem. Sacudia os galhos baixos das fruteiras, arrancava folhas que  mastigava um pouco, depois cuspia. Rodeou o poço, devagarinho, sem saber o que havia por trás daquele muro redondo e branco, coberto de madeira. Enfim, chegou debaixo da goiabeira grande, onde se via uma goiaba madura, enorme. Declarou então que queria comer aquela pêra. Lembrei-me do Padre Cardim – não era o Padre Cardim? – que definia goiabas como “espécie de peros, pequenos no tamanho” –, onde se vê que os clássicos e as crianças acabam sempre se encontrando. Decerto porque uns e outros vão apanhar a verdade nas suas fontes naturais.
(QUEIROZ, R. Conversa de menino. São Paulo: Global, 2004. p.114-115. (Coleção Melhores Crônicas).)
Com base no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Em “Mas, à porta da sala de jantar, inesperadamente, deu com o quintal”, há uma expressão informal que revela o modo de o narrador adulto se distanciar da perspectiva do menino.
( ) Em “Todas essas observações, fê-las ainda do degrau da sala”, há o emprego de linguagem formal exemplificada pelo uso da ênclise.
( ) Em “Enfim, chegou debaixo da goiabeira grande, onde se via uma goiaba madura, enorme”, as perspectivas do narrador adulto e do menino aproximam-se por meio do uso do pronome “se”.
( ) Em “Decerto porque uns e outros vão apanhar a verdade nas suas fontes naturais”, há a formulação de uma reflexão do narrador adulto motivada por observações do comportamento geral de crianças.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F.
c) V, F, F, V.
d) F, V, F, V.
e) F, F, V, V.

Veja outras questões semelhantes:

FMABC 2018 – Questão 13
A frase redigida em acordo com a norma-padrão é: a) Pleitee ou não seu desligamento, terá de prestar contas sobre sua atuação no caso. b) Trocando papeizinhos, obstroem o debate sempre que lhes interessa nada decidir. c) Ele é a testemunha-chave e beneficiará a acusação se mantiver o foco no que realmente aconteceu. d) Peça a meu auxiliar que medie o conflito, pois não poderei vir à reunião. e) Se, nesse caso, ele desdizer o que havia afirmado, não teremos prova do crime.
UEL 2009 – Questão 28
As substâncias NaOH e CH2O estão em excesso. A quantidade de átomos de prata recuperados no processo é Dados: Massas molares (g/mol): Ag= 108; Cl= 35,5 Constante de Avogadro: 6,00×1023 a) 376×1019 átomos. b) 418×1019 átomos. c) 627×1019 átomos. d) 752×1019 átomos. e) 836×1019 átomos.
UFPR 2018 – Questão 7
Assinale a alternativa em que o ‘se’ apresenta a mesma função que a do termo sublinhado na sequência “Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia [...]”. ...
Base dudow 2000 – Questão 44
A formação do vocábulo destacado na expressão “O canto das sereias” é: a) composição por justaposição b) derivação regressiva c) derivação sufixal d) palavra primitiva e) derivação prefixal
FUVEST 2001 – Questão 20
Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião............. desejava; .......... amava; ........... adorava. ...