UEL 2011 – Questão 53

Ciências da Natureza / Biologia / Mutações e Freqüências Gênicas / Mutações Gênicas
Doping pode ser compreendido como a utilização de substâncias ou método que possa melhorar o desempenho esportivo e atente contra a ética esportiva em determinado tempo e lugar, com ou sem prejuízo à saúde do esportista. Em uma época em que as ciências do esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhoria do desempenho esportivo dos praticantes de esporte de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de metodologias biomoleculares e substâncias em suas mais amplas aplicações.
Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. A questão que se coloca consiste em indagar se o recurso obtido com tecnologias biomoleculares se choca com a idéia de espírito esportivo, essência do Olimpismo, pautado pela busca do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
(Adaptado de: RAMIREZ, A. ; RIBEIRO,
Á. Doping genético e esporte.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre terapia gênica, considere as afirmativas a seguir.
I. Um gene funcional pode ser inserido em local não específico do genoma para a substituição de um gene não funcional.
II. Um gene não funcional pode ser substituído por um gene funcional por recombinação genética.
III. Um gene não funcional pode ser corrigido por apoptose, o que retorna o gene à sua composição normal.
IV. Uma cópia funcional do alelo pode ser adicionada em substituição ao alelo não funcional.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2015 – Questão 60
Leia o texto a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gene para o daltonismo, mas não para o gene da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que: a) tem 50% de chance de ser daltônica. b) tem 50% de chance de ser hemofílica. c) tem 25% de chance de ser hemofílica. d) tem 75% de chance de ser daltônica. e) não tem chance de ser daltônica.
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2008 – Questão 2
Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do a) retículo endoplasmático e complexo Golgiense. b) complexo Golgiense e cloroplasto. c) lisossomo e retículo endoplasmático. d) lisossomo e mitocôndria. e) cloroplasto e mitocôndria.
UEL 2011 – Questão 34
Em 1816, a Missão Francesa trouxe ao Brasil um sistema formal preestabelecido no que diz respeito à arte. Dentre as questões contempladas, a de caráter documental está presente, servindo tais registros para etnólogos, historiadores e botânicos, como é o caso da prancha (Fig. 7), cujo sistema formal se identifica, corretamente, com a estética a) romântica. b) barroca. c) neoclássica. d) renascentista. e) gótica.
UEL 2010 – Questão 27
Considerando o impacto da descoberta da fotografia (século XIX) nas Artes Plásticas, é correto afirmar que ...