UEL 2009 – Questão 8

Ciências Humanas / História


Figura 1: Os Retirantes

(PORTINARI, C. Os Retirantes. 1944. Óleo sobre tela (190×180).
Museu de Arte de São Paulo. SP.)
Considere o quadro de Portinari (Figura 1) e a definição a seguir:
[....] o “coronelismo” é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1975, p. 20.)
 
Assinale a alternativa correta.
a) Uma das características da estrutura agrária brasileira reside no fato de que os retirantes sobrevivem nas terras doadas pelos coronéis.
b) A estrutura de poder político, associada às organizações sindicais dos trabalhadores rurais no Brasil, aperfeiçoou a gestão da propriedade pública.
c) O latifúndio monocultor, extensivo e explorador do meio ambiente e do trabalhador rural possibilitou o estabelecimento do coronelismo.
d) Os retirantes expulsos de suas propriedades pelos coronéis incorporam-se à lavoura de subsistência em terras devolutas na periferia das cidades.
e) Os retirantes e os trabalhadores rurais foram beneficiados pela estrutura do poder político que promoveu a gestão das terras em benefício comum.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 59
Do século XVI em diante, pelo menos nas classes mais altas, o garfo passou a ser usado como utensílio para comer, chegando através da Itália primeiramente à França e, em seguida, à Inglaterra e à Alemanha, depois de ter servido, durante algum...
UNESP 2009 – Questão 50
O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio. O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam...
FUVEST 2007 – Questão 41
No Brasil, os escravos: ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 68
Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à a) tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América. b) disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia. c) perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África. d) descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais. e) intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 52
Lei n. 3 353, de 13 de maio de 1888 ...