UEL 2009 – Questão 56

Ciências da Natureza / Biologia / Biotecnologia / Transgênicos
 (http://www.miguelportas.net/blog/?p=117rato. Acesso: 4 jun. 2008.)
 Com base nos conhecimentos sobre biotecnologia, considere as afirmativas.
I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos, como, por exemplo, bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente melhorados, podem funcionar para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.
II. Organismos transgênicos caracterizam-se pela capacidade de produzir em grandes quantidades a proteína desejada, sem comprometer o funcionamento normal de suas células, e de transferir essa capacidade para a geração seguinte.
III. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis; já a engenharia genética mistura todo o conjunto de genes em combinações aleatórias por meio de cruzamentos.
IV. A engenharia genética compreende a manipulação direta do material genético das células, sendo que o gene de qualquer organismo pode ser isolado e transferido para o genoma de qualquer outro ser vivo, por mais divergentes que estes seres estejam na escala evolutiva.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2009 – Questão 5
Considere o sistema constituído por três blocos de massas m1, m2 e m3, apoiados um sobre o outro, em repouso sobre uma superfície horizontal, como mostra a figura a seguir. ...
UEL 2009 – Questão 50
Com base nos dados apresentados na Figura 6, assinale a alternativa correta. a) O milho é mais produtivo na geração de etanol do que a cana-de-açúcar. b) O potencial de expansão das áreas cultivadas é maior nos EUA do que no Brasil. c) No Brasil, aproximadamente 25% das terras são não-aráveis. d) Os EUA produzem mais etanol a partir do milho do que o Brasil, a partir da cana. e) Nos EUA, aproximadamente 1/4 das terras são não-aráveis.
FUVEST 2014 – Questão 2
As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reprodução tem impacto diferente sobre a variabilidade genética gerada. ...
UEL 2015 – Questão 8
Sobre os processos de obtenção de ouro empregados no nal do século XVI, assinale a alternativa correta. ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 18
...Pince-nez é coisa que usei por largos anos, sem desdouro. Um dia, porém, queixando-me do enfraquecimento da vista, alguém me disse que talvez o mal viesse da fábrica... ...