PUC -SP 2019 – Questão 68

Linguagens / Literatura
Leia o fragmento a seguir, extraído do capítulo VII de Iracema, romance de José de Alencar, para responder;
 
A virgem estremeceu. O guerreiro cravou nela o olhar
abrasado:
– O coração aqui no peito de Irapuã ficou tigre. Pulou de raiva. Veio farejando a presa. O estrangeiro está no bosque, e Iracema o acompanhava. Quero beber-lhe o sangue todo: quando o sangue do guerreiro branco correr nas veias do chefe tabajara, talvez o ame a filha de Araquém.
A pupila negra da virgem cintilou na treva, e de seu lábio borbulhou, como gota do leite cáustico daeufórbia1, um sorriso de desprezo:
– Nunca Iracema daria seu seio, que o espírito de Tupã habita só, ao guerreiro mais vil dos guerreiros tabajaras! Torpe é o morcego porque foge da luz e bebe o sangue da vítima adormecida!
– Filha de Araquém, não assanha o jaguar! O nome de Irapuã voa mais longe que o guaná2 do lago, quando sente a chuva além das serras. Que o guerreiro branco venha e o seio de Iracema se abra para o vencedor. – O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos do Ipu, a paz o guarda. Quem ofender o estrangeiro, ofende o Pajé.
(ALENCAR, José de. Iracema: lenda do Ceará. Cotia: AteliêEditorial, 2006, p. 122)
 
Vocabulário:
1eufórbia: planta venenosa.
2guaná: espécie de ave.
Dentre os procedimentos formais adotados por José de Alencar para imprimir poeticidade à narrativa de Iracema, destaca-se, no fragmento em questão, o emprego de figuras como:
a) a prosopopeia ou personificação, aparente em “A pupila negra da virgem cintilou na treva”.
b) a metáfora, presente em “O coração aqui no peito de Irapuã ficou tigre”.
c) a comparacão, manifesta em “A paz o trouxe aos campos do Ipu, a paz o guarda”.
d) a metonímia, evidente em “Torpe é o morcego porque foge da luz”.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 23
Leia os versos: ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 23
TEXTO I ...
FGV 2012 – Questão 29
Dentre os traços próprios do Modernismo indicados abaixo, o único que o poema de Drummond não apresenta é: a) registro enfático da velocidade. b) expressão da simultaneidade dos acontecimentos. c) apego aos aspectos do cotidiano. d) ruptura dos limites entre prosa e poesia. e) paródia da poesia parnasiana antecedente.
FGV 2019 – Questão 22
Tal como é exposta no excerto, a concepção do amor apresentada pelo narrador tende a contrariar a ideia do amor como a) prerrogativa juvenil, ideia arcadista remanescente no primeiro Romantismo. b) sentimento absoluto, predominante no movimento romântico. c) paixão carnal, que viria a se impor no Naturalismo literário. d) ilusão dos sentidos, característica do Racionalismo iluminista. e) afeto caracteristicamente feminino, oriunda do Romantismo.
Base dudow 2000 – Questão 22
Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: ...