PUC -SP 2019 – Questão 47

Ciências Humanas / Geografia
(...) as instabilidades políticas e, em alguns casos,geopolíticas de algumas regiões do Terceiro Mundo –especialmente da África e da Ásia – devem-se em grande parte às contradições entre traçados artificiais impostos de “fora para dentro” (...)
(Costa , Wanderley Messias da – geografia política e geopolítica,página 295,edusp, 1992)
 
Assinale a alternativa que fortalece e complementa a ideia do fragmento acima.
a) A conferência de Berlim, de 1884/85 representou o fortalecimento do controle europeu em quase todo o continente africano, através, sobretudo, da implantação de fronteiras artificiais e da união de diferentes grupos étnicos em um mesmo território, inclusive de clãs e tribos mais combativas e agressivas.
b) A África em sua totalidade e a porção meridional da Ásia foram divididas, no século XVIII em territórios autônomos, mas estavam sujeitas aos comandos das metrópoles europeias e, no final do século XIX, parte desse comando passou para os Estados Unidos,principalmente os territórios que eram administrados pela Inglaterra.
c) O fragmento acima se aplica aos conflitos “insolúveis”que acontecem na Ásia Central e África subsaariana e que se iniciaram principalmente após a 2a Guerra Mundial. Os ex-colonizadores tentam ajudar na mitigação da violência, oferecendo armas aos governos eleitos democraticamente, mas a atual complexidade social dificulta o processo de paz.
d) A Organização das Nações Unidas (ONU) aparece implicitamente no texto quando o autor declara – “fora para dentro”, pois foi essa instituição que, após o processo de descolonização, ajudou a traçar as novas fronteiras artificiais das antigas colônias da Ásia e África.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2018 – Questão 46
FONTE: GOVERNO DO ESTADO ...
PUC -SP 2018 – Questão 45
...
PUC -SP 2019 – Questão 8
Considere um cilindro circular reto de raio de base iguala 2 cm e altura H, e um cone circular reto, de raio de base igual a 3 cm e altura h, cuja área lateral (AL) é dada por AL = .g.R, sendo R o raio da base e g a geratriz do cone. Sabendo que o volume do cilindro é o dobro do volume do cone, e que a razão entre a área lateral do cilindro e a área lateral do cone é , então, a diferença entre a altura do cilindro e a altura do cone é a) 0,5 cm. b) 1,0 cm. c) 1,5 cm. d) 2,0 cm.
UERJ 2012 – Questão 53
De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças...
UNESP 2017 – Questão 56
Texto 1 ...