PUC -SP 2019 – Questão 33

Ciências da Natureza / Biologia
Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.
O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:
a) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.
b) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclodo cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.
c) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.
d) Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2018 – Questão 69
Em cima das rapaduras, o defunto. ...
PUC -SP 2017 – Questão 44
The Future of Jobs ...
PUC -SP 2019 – Questão 13
Considere uma partícula de massa m, suspensa por um fio que descreve um movimento circular de raio r, sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa e com velocidade angular constante, em torno de um eixo vertical imaginário, conforme...
PUC -SP 2019 – Questão 11
Uma corda inextensível e homogênea, de comprimento igual a 100cm e massa igual a 50g, tem um de seus extremos conectado a uma mola ideal disposta verticalmente. O outro extremo da corda está preso a um corpo metálico de massa m, suspenso...
UEL 2010 – Questão 7
Os zoólogos consideram o Chordata como um grupo filogeneticamente mais próximo de Echinodermata do que de Arthropoda. Assinale a alternativa que contém uma característica comum aos grupos Chordata e Echinodermata que não ocorre no grupo Arthropoda. a) Três folhetos germinativos. b) Simetria bilateral no estágio adulto. c) Formação da boca na extremidade oposta ao blastóporo. d) Tubo digestivo completo. e) Celoma.