PUC -SP 2017 – Questão 28

Ciências Humanas / História
“Segundo as minhas pesquisas, foram assim os tempos passados, embora seja difícil dar crédito a todos os testemunhos nesta matéria. (...)
A explicação mais verídica, apesar de menos frequentemente alegada, é, em minha opinião, que os atenienses estavam tornando-se muito poderosos, e isto inquietava os espartanos, compelindo-os a recorrerem à guerra. (...)”.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. XLVII, 584 pp. 13-15.
 
A partir do texto, pode-se afirmar que Tucídides
a) estudou as estratégias utilizadas na Guerra de Troia em sua formação como general e registrou a sua própria experiência como combatente no conflito com os persas.
b) concluiu que a Guerra do Peloponeso ocorreu devido a um crescente poder que ameaçou os demais, de acordo com a lógica do poder.
c) reconstituiu a Guerra do Peloponeso comparando os relatos dos líderes políticos das várias cidades envolvidas, chegando à verdade dos fatos.
d) pesquisou as Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas, e concluiu que a vitória grega deveu-se à superioridade política das cidades-Estado sobre o poder imperial.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - História 2011 – Questão 8
Leia o texto abaixo. ...
UFU 2021 – Questão 85
“O modelo vigente de regulamentação internacional tem falhado. A Organização Mundial da Saúde acenou precariamente com sua responsabilidade, dispensando as primeiras notificações formais da calamidade tardiamente. Quando, finalmente,...
PUC -SP 2018 – Questão 1
Fonte: Introdução à História da Matemática. Howard Eves. Ed.UNICAMP. Adaptado. Adotando m = 2 e sabendo que x + y = z, o valor de (x + y)z é um número a) par. b) primo. c) quadrado perfeito. d) múltiplo de 3.
UEL 2011 – Questão 7
Leia o texto a seguir. ...
FGV 2019 – Questão 59
[...] apesar de que a radicalização estudantil tenha começado por ter atacado os exames, ela era portadora de uma crítica política da sociedade. [...] O caráter verdadeiramente moderno da revolta estudantil é sua significação...