PUC -SP 2017 – Questão 13

Ciências da Natureza / Física / Calorimetria / Trocas de Calor
Os filtros de “barro”, na verdade não são de barro, mas sim de cerâmica à base de argila. Esses filtros possuem pequenos poros que permitem a passagem lenta da água, do reservatório para a superfície externa, ocorrendo então a transformação da água do estado líquido para o estado de vapor. Essa transformação ocorre a partir do calor que a água da superfície externa absorve do filtro e da água em seu interior. A retirada do calor diminui gradualmente a temperatura da água que está dentro do filtro, tornando a agradável para consumo.
Num dia de temperatura muito elevada e umidade do ar muito baixa, uma dona de casa enche com água seu filtro cerâmico à base de argila, que estava totalmente vazio, até a capacidade máxima de 6 litros. Decorrido certo intervalo de tempo, verifica-se que houve uma diminuição no volume total, devido à passagem de m gramas de água pelos poros da parede do filtro para o meio externo.
Como consequência, ocorreu uma variação de temperatura de 5 kelvin na massa de água restante. Nessas condições, determine a massa de água m, aproximada, em gramas, que evaporou.
a) 11
b) 55
c) 66
d) 108
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2018 – Questão 55
Assinale a alternativa CORRETA. a) O plano piloto prevê que usuários do metrô evitem transportar mochilas, malas, carrinhos e outros itens que ocupem espaço de passageiros. b) Os trens das linhas E e L do metrô estão participando dessa parte inicial do plano piloto. c) Os trens redecorados em azul-marinho e modificados com redução de assentos mostraram-se espaçosos e atraentes. d) Os usuários do metrô acham que mais espaço é fundamental para os horários de pico.
PUC -SP 2017 – Questão 11
VEÍCULO ARRASTADO ...
UERJ 2014 – Questão 36
Um sistema é constituído por uma pequena esfera metálica e pela água contida em um reservatório. Na tabela, estão apresentados dados das partes do sistema, antes de a esfera ser inteiramente submersa na água. A temperatura final da esfera, em graus Celsius, após o equilíbrio térmico com a água do reservatório, é cerca de: a) 20. b) 30. c) 40. d) 50.
FAMERP 2016 – Questão 35
Para realizar um experimento no litoral, um cientista precisa de 8 litros de água a 80ºC. Como não dispõe de um termômetro, decide misturar uma porção de água a 0ºC com outra a 100ºC. Ele obtém água a 0ºC a partir de uma mistura, em...
PUC -SP 2018 – Questão 38
Leia cada uma das afirmativas abaixo, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia – denominada de BREXIT – e assinale alternativa que contém a SEQUÊNCIA CORRETA, quanto a veracidade ou não das alternativas. ...