PASUSP 2010 – Questão 31

Ciências da Natureza / Física / Movimentos Verticais / Queda Livre
Em um salto de paraquedas, a resistência do ar desempenha um papel fundamental e permite a seus praticantes saltar de grandes altitudes e chegar com segurança ao solo. O comportamento típico da magnitude da velocidade vertical (v) de um paraquedista, em função do tempo (t), é mostrado na figura.
 
Após o salto (t=0), a velocidade vertical v do paraquedista aumenta e, depois de aproximadamente 20 segundos, atinge a velocidade limite v150 m/s. Quando o paraquedas é aberto, a velocidade diminui rapidamente,  atingindo  uma  nova  velocidade limite v2 7 m/s. Considerando g = 10 m/s2, analise as seguintes afirmações: 
I. Desprezando-se a resistência do ar, um corpo qualquer em queda livre, partindo do repouso, após 20 segundos, teria velocidade v aproximadamente 4 vezes maior do que a velocidade limite v1.
II. Quando a velocidade limite v1 é atingida, o peso do paraquedista é igual à força de resistência viscosa exercida pelo ar.
III. A velocidade limite v2, com que o paraquedista chega ao solo, é igual à velocidade vertical atingida por uma pessoa após um salto de uma altura de aproximadamente 5 metros. 
De acordo com o texto e os seus conhecimentos, está correto apenas o que se afirma em
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) I e II. 
e) II e III. 

Veja outras questões semelhantes:

UERJ (julho) 2007 – Questão 43
Um estudante, ao observar o movimento de uma partícula, inicialmente em repouso, constatou que a força resultante que atuou sobre a partícula era não-nula e manteve módulo, direção e sentido inalterados durante todo o intervalo de tempo da...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 94
A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang! ...
UNESP 2005 – Questão 46
Uma gotícula de óleo com massa m e carga elétrica q atravessa, sem sofrer qualquer deflexão, toda a região entre as placas paralelas e horizontais de um capacitor polarizado, como mostra a figura. Se a distância entre as placas é L, a diferença de potencial entre as placas é V e a aceleração da gravidade é g, é necessário que q/m seja dada por a) gV/L b)VL/g c)gL/V d)V/gL e)L/gV
UERJ 2013 – Questão 41
Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45o em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual a 2,0 N. Entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito, em newtons, é igual a: a) 0,7. b) 1,0. c) 1,4. d) 2,0.
UFSJ CG menos linguagens 2012 – Questão 37
Considerando a aceleração da gravidade g=10 m/s2, imagine uma esfera plástica que contém uma carga negativa de 1 C, e para que esta fique “flutuando”, em equilíbrio, pela atuação das forças elétrica e gravitacional, numa região que contém um campo elétrico uniforme, de módulo igual a 1 N/C (na direção vertical, apontado de baixo para cima). De acordo com esses dados, é CORRETO afirmar que a massa da esfera, em kg, é a) 10,0 b) 1,0 c) 0,01 d) 0,1