PASUSP 2009 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Neoliberalismo
A atual crise econômica mundial indica desaceleração, desemprego e recessão. As comparações com a Grande Depressão de 1929 a 1933 são inevitáveis. Entretanto, é necessário assinalar diferenças significativas, como a intervenção imediata dos governos. As práticas estritamente liberais e a crença na capacidade de mercados eficientes e autorregulados foram abandonadas, com injeção de recursos públicos em instituições financeiras e setores produtivos, diferentemente da crise de 1929. Não havia então uma coordenação internacional: era impossível compatibilizar as ações norte-americanas para superar a crise com as propostas nazistas e mesmo com as nações endividadas, como a França e a Inglaterra. Hoje, existe uma disposição comum entre os EUA, a Europa, o Japão e a China em evitar a propagação da crise.
Frederico Mazzucchelli. A crise atual em uma perspectiva histórica: 1929 e 2008. Adaptado. Acessado em maio de 2009. www.tecnologiasa.com.br/2008/10/31.
 
A partir do texto, é correto afirmar que
a) a globalização impede a superação da atual crise financeira mundial, porque as relações econômicas entre os países estão enfraquecidas.
b) as operações financeiras estatais no mercado têm menos impacto atualmente do que na crise de 1929, pois não há uma coordenação supranacional entre elas.
c) a crise atual não afetou a produção e o emprego, como ocorreu após 1929, pois se restringiu aos setores ligados às operações bancárias.
d) as ações dos estados capitalistas, na crise atual, representam uma flexibilização dos princípios do liberalismo econômico de não intervenção nos mercados.
e) as soluções propostas para a crise atual não são eficazes, pois é impossível compatibilizar interesses de estados capitalistas, entre si e com os da China comunista.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 39
Durante o período em que o Brasil foi Império houve, entre outros fenômenos, a: a) consolidação da unidade territorial e a organização da diplomacia. b) predominância da cultura inglesa nos campos literário e das artes plásticas. c) constituição de um mercado interno nacional, integrando todas as regiões do país. d) incidência de guerras externas e a ausência de rebeliões internas nas províncias. e) inclusão social dos índios e a abolição da escravidão negra.
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 33
Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa...
FUVEST 2011 – Questão 3
Em 2008, o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Os gráficos abaixo se referem a uma pesquisa eleitoral realizada no dia das eleições nos estados da Califórnia e do Mississipi. ...
FUVEST 2006 – Questão 36
“As guerras que, há algum tempo, horrorizaram a Europa, as pestes e fomes na Espanha, as rebeliões na Nova Espanha foram causadas por qual cometa? Nenhum. Portanto, os males que porventura aconteçam, não serão causados pelo cometa de agora,...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 67
As atividades das Bandeiras, durante a colonização do Brasil, incluíam a) impedir a escravidão negra e indígena. b) garantir o abastecimento do interior. c) perseguir escravos foragidos. d) catequizar os povos nativos. e) cultivar algodão, cana-de-açúcar e café.