PASUSP 2009 – Questão 39

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Índices Mundiais
 
Um dos critérios utilizados para a classificação dos países, segundo seus níveis de desenvolvimento, é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado numa escala de zero a um, tomando como base as condições de educação, saúde e renda da população.
Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) o IDH permite uma classificação dos países a partir das dinâmicas sociais das populações, não considerando os seus aspectos econômicos.
b) o IDH permite uma classificação dos países baseada em aspectos significativos das condições de vida das populações.
c) o Brasil passou a fazer parte do grupo de países de menor desenvolvimento humano, quando atingiu o IDH de 0,800 em 2005.
d) um fato comum aos países de alto IDH, apresentados no gráfico, reside nos elevados níveis de atividade industrial, sobretudo no setor de máquinas e equipamentos.
e) o IDH do Japão é superior ao do Brasil, pois a matriz energética do país asiático, baseada em fontes renováveis, apresenta menores impactos na saúde de sua população.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 44
Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro. a) Má infra-estrutura de transporte.b) Sítio urbano inadequado.c) Desigualdade social elevada.d) Desemprego da população.e) Elevadas temperaturas.
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2008 – Questão 27
Analise a tabela e as afirmativas que a seguem. ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 67
EMBRAPA; SPI. Terra viva: atlas do meio ambiente do Brasil. Brasília: Embrapa, 1996 (adaptado). Com base no mapa, a área com maior suscetibilidade natural à ocorrência de erosão no Brasil é o(a) a) interior da Região Norte. b) depressão do Pantanal. c) extremo oeste amazônico. d) faixa litorânea do Sudeste. e) região da Mata dos Cocais.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 12
Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos...
Base dudow 2000 – Questão 20
Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras adequadas: ...