PASUSP 2009 – Questão 32

Ciências da Natureza / Física / Gravitação Universal / Campo Gravitacional da Terra
Newton unificou as ideias de Galileu e Kepler, ao identificar a órbita da Lua como sendo equivalente ao movimento de um projétil. O raciocínio de Newton foi o seguinte: imagine um canhão no topo de uma montanha muito alta, como mostrado esquematicamente na figura.
 
A trajetória de um projétil disparado pelo canhão dependerá de sua velocidade inicial. Na ausência de gravidade ou resistência do ar, o movimento do projétil seria uma linha reta com velocidade constante, conforme determinado pelo princípio da inércia; mas a gravidade deflete a trajetória do projétil, fazendo-o cair com aceleração vertical. Se a sua velocidade inicial for pequena, o projétil cairá perto da base da montanha (trajetória A). De acordo com essas ideias, poderíamos imaginar que, se aumentássemos a potência do canhão, no final o projétil teria uma velocidade horizontal suficiente para simplesmente “continuar caindo”. Embora esteja sendo atraído continuamente para baixo pela força gravitacional, ele nunca vai bater no chão. Ou seja, o projétil entrou em órbita (trajetória C), virando um satélite da Terra!
Marcelo Gleiser, A dança do Universo, 2006. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, considere as afirmações abaixo:
I. A órbita da Lua em torno da Terra é uma parábola.
II. A trajetória do projétil disparado depende da potência do canhão.
III. O projétil, lançado pelo canhão, sempre cairá na superfície da Terra.
IV. As ideias de Newton permitem imaginar satélites artificiais da Terra.
É correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 28
O uso de cores claras na pintura das paredes externas de uma casa é uma prática que contribui para o conforto térmico das residências, pois minimiza o aquecimento dos ambientes internos. Além disso, essa atitude diminui os gastos de energia com...
Base dudow 2000 – Questão 18
Um ônibus gastou 6 horas para ir da Ponte do Rio Grande até São Paulo, que ditam aproximadamente 420 km. Percorreu nas primeiras 3 horas, 220 km e, nas outras 3 horas seguintes, os 200 km restantes. É correto afirmar que velocidade média do ônibus foi de: a) 75 km / h. b) 65 km / h. c) 70 km / h. d) 80 km / h. e) 90 km / h.
Base dudow 2000 – Questão 92
O Cristo Redentor, localizado no Corcovado, encontra-se a 710 m do nível no mar e pesa 1.140 ton. Considerando-se g= 10 m/s2, é correto afirmar que o trabalho total realizado para levar todo o material que compõe a estátua até o topo do Corcovado foi de, no mínimo: a) 114.000 kJ. b) 505.875 kJ. c) 1.010.750 kJ. d) 2.023.500 kJ. e) 8.094.000 kJ.
Base dudow 2000 – Questão 10
Quando a luz passa por um orifício muito pequeno, comparável ao seu comprimento de onda, ela sofre um efeito chamado de: a) Dispersão. b) Interferência. c) Difração d) Refração. e) Polarização.
ENEM 2008 – Questão 27
O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas...