PASUSP 2009 – Questão 32

Ciências da Natureza / Física / Gravitação Universal / Campo Gravitacional da Terra
Newton unificou as ideias de Galileu e Kepler, ao identificar a órbita da Lua como sendo equivalente ao movimento de um projétil. O raciocínio de Newton foi o seguinte: imagine um canhão no topo de uma montanha muito alta, como mostrado esquematicamente na figura.
 
A trajetória de um projétil disparado pelo canhão dependerá de sua velocidade inicial. Na ausência de gravidade ou resistência do ar, o movimento do projétil seria uma linha reta com velocidade constante, conforme determinado pelo princípio da inércia; mas a gravidade deflete a trajetória do projétil, fazendo-o cair com aceleração vertical. Se a sua velocidade inicial for pequena, o projétil cairá perto da base da montanha (trajetória A). De acordo com essas ideias, poderíamos imaginar que, se aumentássemos a potência do canhão, no final o projétil teria uma velocidade horizontal suficiente para simplesmente “continuar caindo”. Embora esteja sendo atraído continuamente para baixo pela força gravitacional, ele nunca vai bater no chão. Ou seja, o projétil entrou em órbita (trajetória C), virando um satélite da Terra!
Marcelo Gleiser, A dança do Universo, 2006. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, considere as afirmações abaixo:
I. A órbita da Lua em torno da Terra é uma parábola.
II. A trajetória do projétil disparado depende da potência do canhão.
III. O projétil, lançado pelo canhão, sempre cairá na superfície da Terra.
IV. As ideias de Newton permitem imaginar satélites artificiais da Terra.
É correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 20
O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estação geradora de eletricidade abastecida por combustível fóssil. ...
ENEM 2008 – Questão 23
A chuva é um fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo o ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
Base dudow 2000 – Questão 57
(PUCCAMP – SP) Tem-se 200 g de um certo líquido à temperatura de 28 °C. Fornecendo-se 980 calorias diretamente a esse líquido, sua temperatura sobe para 35 °C. Sabe-se que esse fenômeno é regido pela expressão Q = m·c·Δθ, em que: ...
PASUSP 2009 – Questão 40
Investimentos em Ciência e Tecnologia ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 43
Em 2006, comemora-se o centenário do vôo do 14-Bis. Além desse feito, Santos-Dumont contribuiu para aprimorar os balões, em especial os dirigíveis. A principal causa relacionada ao fato de os balões levantarem vôo é a) o seu volume ser pequeno em relação ao da atmosfera terrestre. b) a sua massa ser pequena em relação à da Terra. c) o seu peso ser zero. d) a sua densidade ser pequena em relação a do ar. e) a forma aerodinâmica desses veículos, em particular, a esférica.