PASUSP 2008 – Questão 12

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
    Estamos livres de uma série de desgraças como grandes terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismos e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma entre 1 e 20 centímetros por ano. No encontro dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões. (...)

   A pouca ocorrência de ventos devastadores como furacões, tufões e ciclones é devida, em grande parte, à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades. Furacões e tufões são a mesma coisa, com nomes diferentes. Ciclones são diferentes nas condições de formação e geralmente são mais brandos.

   “Um furacão deve ter ventos superiores a 118 quilômetros por hora, mas há ciclones com ventos muito intensos”, diz a meteorologista Rosmeri da Rocha, da USP. O Catarina, por exemplo, que passou em março pelo sul do Brasil, tinha características tanto de ciclone quanto de furacão, segundo o INPE.
 
Adaptado da Revista Super Interessante, maio 2004.
Na frase A gente nem percebe, mas sua superfície anda, o termo mas expressa a idéia de
a) explicação.
b) conseqüência.
c) oposição.
d) condição.
e) adição.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 67
Em “ A eleição, no entanto, só passou a ser secreta mais de dois séculos depois...”, a expressão no entanto pode ser substituída, sem alteração de sentido, por : a) enquanto. b) embora. c) todavia. d) logo. e) conquanto.
PASUSP 2008 – Questão 2
Diz a Constituição Brasileira de 1988, no capítulo reservado aos índios: ...
Base dudow 2000 – Questão 16
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Dada...... falta de recursos, solicitamos ...... Diretoria...... suspensão da campanha. a) a - à - a b) a - à - à c) a - a - à d) à - à - a e) à - a - a
Base dudow 2000 – Questão 83
Assinale a única alternativa em que haja erro no emprego dos pronomes: a) Vossa Excelência e seus convidados. b) Mandou-me embora mais cedo. c) Vou estar consigo amanhã. d) Vós e vossa família estais convidado para a festa. e) Deixei-o encarregado da turma.
UNESP 2016 – Questão 6
De acordo com o inciso V, ...