PASUSP 2008 – Questão 11

Linguagens / Português / Língua e Funções
    Estamos livres de uma série de desgraças como grandes terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismos e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma entre 1 e 20 centímetros por ano. No encontro dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões. (...)

   A pouca ocorrência de ventos devastadores como furacões, tufões e ciclones é devida, em grande parte, à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades. Furacões e tufões são a mesma coisa, com nomes diferentes. Ciclones são diferentes nas condições de formação e geralmente são mais brandos.

   “Um furacão deve ter ventos superiores a 118 quilômetros por hora, mas há ciclones com ventos muito intensos”, diz a meteorologista Rosmeri da Rocha, da USP. O Catarina, por exemplo, que passou em março pelo sul do Brasil, tinha características tanto de ciclone quanto de furacão, segundo o INPE.
 
Adaptado da Revista Super Interessante, maio 2004.
Assinale a alternativa que contém  palavras-chave do texto:

a) Catástrofes – fatores climáticos – ventos devastadores.
b) Catarina – magma – condições climáticas.
c) Ciclones – ventos – meteorologista.
d) Desastres naturais – violência – vulcões.
e) Placas – ondas gigantes – sismos.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 4
Sobre as palavras director, facto e fato, pode-se dizer que: a) director poderia ser escrito de modo diferente e as outras duas têm o mesmo sentido. b) director deve permanecer com c, diferentemente de facto, que poderia perder essa letra. c) facto e fato significam coisas diferentes e director poderia ser escrito sem c. d) as três palavras apresentam diferenças de prosódia e não de grafia. e) apenas director e fato constam no vocabulário ortográfico brasileiro.
PASUSP 2009 – Questão 21
Observe o esquema simplificado do ciclo de vida da lombriga, causadora da doença chamada ascaridíase, e a lista de medidas a seguir. I. Eliminar o mosquito transmissor. II. Incentivar o saneamento básico. III. Ingerir frutas e verduras bem lavadas. IV. Evitar transfusões de sangue. Pode-se diminuir a ocorrência de ascaridíase apenas por meio das seguintes medidas: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) II, III e IV.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 9
Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o...
Base dudow 2000 – Questão 50
E as ilusões estão todas perdidas (v. 3) Este verso pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de: a) metáfora b) pertinência c) pressuposição d) intertextualidade
UERJ 2011 – Questão 12
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum. Esse pressuposto está sintetizado em: a) o reconhecimento de que a leitura se associa ao poder. b) a percepção de que a leitura se expande com o tempo. c) a expectativa de que a leitura se popularize na sociedade. d) a necessidade de que a leitura se identifique com a tecnologia.