UTFPR 2024 – Questão 2

Linguagens / Português
Leia os dois textos teóricos a seguir:
Texto 1
“Metaficção é a ficção que versa sobre si mesma: romances e contos que chamam a atenção para o status ficcional e o método usado em sua escritura. O avô de todos os romances metaficcionais foi Tristam Shandy, cujos diálogos entre o narrador e os leitores imaginários são apenas um dos inúmeros recursos que Sterne usou para realçar a lacuna existente entre a vida e a arte, que o realismo tradicional tenta ocultar.”
(Fonte: LODGE, John. A arte da ficção. Tradução de Guilherme da Silva Braga. Porto alegre: P&PM).

 
Texto 2
“METAFICÇÃO
Ao longo de um romance ou uma novela, o narrador reflete acerca do que escreve, dividindo com o leitor as certezas e as perplexidades que o transcorrer dos acontecimentos e a articulação mais adequada das unidades narrativas lhe sugerem.
[...]
É a ficção que pensa a si própria dentro do texto em que se desenvolve, obedecendo a um impulso de autodesenvolvimento, como se o autor, desdobrado num “outro”, se espionasse no ato de construir o edifício narrativo, cujos antecedentes podem remontar a Cervantes e o
Dom Quixote.”
(Fonte: MOISÉS, Massaud.Dicionário de termos literários. 12.ed.
São Paulo: Cultrix, 2004).
Levando em conta as considerações de David Logde e Massaud Moisés a respeito do mesmo tema, assinale o trecho do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos que NÃO se caracteriza como metaficcional:
a) “Antes de iniciar este livro, imaginei construílo pela divisão do trabalho.”
b) “Eu traçaria o plano, introduziria na história rudimentos de agricultura e pecuária, faria as
despesas e poria o meu nome na capa”.
c) “João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante. Calculem.”
d) Abandonei a empresa, mas um dia destes ouvi novo pio de coruja – e iniciei a composição de repente, valendo-me dos meus próprios recursos e sem indagar se isto me traz qualquer vantagem, direta ou indireta.”
e) “Materialista. Lembrei-me de ter ouvido Costa Brito falar em materialismo histórico. Que significava materialismo histórico?”

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2008 – Questão 9
Na última estrofe do texto, o mistério a que se refere o eu lírico indica uma construção paradoxal. Os elementos que compõem esse paradoxo são: a) início e fim b) alegria e dor c) música e silêncio d) criação e destruição
Base dudow 2000 – Questão 51
Classifique corretamente os termos integrantes destacados. “Mulher que a dois ama, a ambos engana.” a)objeto direto preposicionado e objeto direto preposicionado. b)objeto indireto e objeto direto. c)objeto indireto pleonástico e complemento nominal. d)objeto direto e objeto direto preposicionado. e)objeto direto preposicionado e objeto indireto.
UEL 2012 – Questão 18
Elaborada nos anos de 1980, em um contexto de preocupações com o meio ambiente e o risco nuclear, a Ética do Discurso buscou reorientar as teorias deontológicas que a antecederam. Um exemplo está contido no texto a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 25
Observe as palavras infringência e incompetência e assinale a alternativa incorreta. a) infringência quer dizer ato de infringir b) incompetência significa falta de competência c) infringência vem de infligir, que quer dizer transgredir d) somente a palavra incompetência possui prefixo in- e) há o acréscimo do sufixo –ência em ambas as palavras
Base dudow 2000 – Questão 38
No período: “Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito”, as orações classificam-se, respectivamente: a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal; b) subordinada adverbial temporal / principal; c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética; d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética; e) subordinada adverbial proporcional / principal.