Mackenzie 2020 – Questão 9

Linguagens / Literatura
VERGONHA DE VIVER
 
   Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço.Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a almado tímido que só se liberta na solidão.Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas. Vai, Carlos, vai ser gauche na vida. (Não sei se estou citando Drummond do modo certo,escrevo de cor).
    E para pedir aumento de salário – a tortura.Como começar? Apresentar-se com fingida segurança de quem sabe quanto vale em dinheiro – ou apresentar-se como se é, desajeitado e excessiva -mente humilde.
   O que faz então? Mas é que há a grande ousadia dos tímidos. E de repente cheio de audácia pelo aumento com um tom reivindicativo que parece contundente. Mas logo depois, espantado, sente-se mal, julga imerecido o aumento, fica todo infeliz.

 
Considere as seguintes observações sobre a vida e a obra de Clarice Lispector.
I. Durante sua carreira, Clarice Lispector se consolidou como escritora escrevendo principalmente contos, romances e crônicas.
II. Na infância, antes de se mudar em definitivo para o Rio de Janeiro, Clarice Lispector morou em Alagoas e Pernambuco. Devido a isso, ela se transformou no principal nome do Regionalismo modernista, dando continuidade às temáticas consolidadas por José Lins do Rego.
III. João Guimarães Rosa e Clarice Lispector são considerados pela historiografia literária como dois dos mais relevantes nomes da assim chamada“Terceira Fase” do Modernismo brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmações I e II estão corretas.
b) As afirmações I e III estão corretas.
c) As afirmações II e III estão corretas.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 15
O estilo cultista também exige exercício mental para a compreensão do texto, como neste soneto de Gregório de Matos dedicado a sua futura esposa, Maria dos Povos: ...
FUVEST 2014 – Questão 84
Nas primeiras versões das Memórias póstumas de Brás Cubas, constava, no final do capítulo LXXI, aqui reproduzido, o seguinte trecho, posteriormente suprimido pelo autor: ...
Base dudow 2000 – Questão 44
A respeito de Gregório de Matos assinale a alternativa, incorreta: ...
FUVEST 2020 – Questão 44
No excerto, o autor recorre à intertextualidade, dialogando com a comédia de Molière, Tartufo (1664), cuja personagem central é um impostor da fé. Tal é a fama da peça que o nome próprio se incorporou ao vocabulário,inclusive em português,...
FUVEST 2017 – Questão 17
Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura das igrejas sob a estética do Barroco: ...