Mackenzie 2020 – Questão 8

Linguagens / Literatura
VERGONHA DE VIVER
 
   Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço.Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a almado tímido que só se liberta na solidão.Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas. Vai, Carlos, vai ser gauche na vida. (Não sei se estou citando Drummond do modo certo,escrevo de cor).
    E para pedir aumento de salário – a tortura.Como começar? Apresentar-se com fingida segurança de quem sabe quanto vale em dinheiro – ou apresentar-se como se é, desajeitado e excessiva -mente humilde.
   O que faz então? Mas é que há a grande ousadia dos tímidos. E de repente cheio de audácia pelo aumento com um tom reivindicativo que parece contundente. Mas logo depois, espantado, sente-se mal, julga imerecido o aumento, fica todo infeliz.

 
A respeito do gênero literário crônica, indique a alternativa correta.
a) Cidade, relações de trabalho e comportamentos cotidianos, três temáticas presentes no trecho de “Vergonha de viver”, revelam-se como invenções originais de Lispector, pois aparecem pouco nas crônicas brasileiras como um todo.
b) Há pouquíssima conexão da crônica com o jornalismo e a consolidação da imprensa, pois sua origem remete aos imemoriais contos mitológicos compartilhados pelas sociedades primitivas ao longo dos séculos.
c) Linguagem especializada, jargões técnicos e densidade teórica: essas são típicas características de uma crônica. Tais características são observáveis em profusão na crônica de Lispector intitulada “Vergonha de viver”.
d) “Crônica” é sinônimo para “conto”, haja vista seremos dois gêneros literários narrativas curtas focadas na criação de tensão no enredo e no desenvolvimento de problemas sociais e psicológicos de personagens.
e) Apesar de ter surgido no século XIX, a crônica, ao longo do século XX e agora no século XXI, mantém suas principais características até hoje: brevidade,interesse pelos fatos do cotidiano e acessível comunicabilidade.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2019 – Questão 22
Tal como é exposta no excerto, a concepção do amor apresentada pelo narrador tende a contrariar a ideia do amor como a) prerrogativa juvenil, ideia arcadista remanescente no primeiro Romantismo. b) sentimento absoluto, predominante no movimento romântico. c) paixão carnal, que viria a se impor no Naturalismo literário. d) ilusão dos sentidos, característica do Racionalismo iluminista. e) afeto caracteristicamente feminino, oriunda do Romantismo.
Base dudow 2000 – Questão 6
Leia e responda: ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 34
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 56
Canção do exílio ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 133
Na novela Um Copo de Cólera, o autor lança mão de recursos estilísticos e expressivos típicos da literatura produzida na década de 70 do século passado no Brasil, que, nas palavras do crítico Antonio Candido, aliam “vanguarda estética e...